Inova abre Programa de Mentorias para alunos, pesquisadores e docentes da Unicamp

Na foto está a Raquel Barbosa em pé com um microfone em frente a um telão com slides. A frente dela está uma plateia com pessoas sentadas em cadeiras. A Raquel está de máscara, tem cabelo curto na cor escura e está vestindo um casaco branco.

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão responsável pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) da Universidade, promove, pelo segundo ano consecutivo, o Programa de Mentorias de Propriedade Intelectual para alunos, pesquisadores e docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo é ampliar a difusão dos conceitos de propriedade intelectual pela comunidade da Unicamp e também auxiliar a comunidade a pensar suas invenções e criações sob a perspectiva de aplicação em um modelo de negócios, seja por meio da criação de uma nova empresa ou pela transferência para uma empresa ou instituição já estabelecida.

A abertura do Programa de Mentorias será feita durante o Webinar: A Propriedade Intelectual no levantamento do estado da arte em projetos de pesquisa, que acontece no dia 28 de abril, às 10h. O evento online está associado às atividades de comemoração do mês da Propriedade Intelectual e da cooperação entre a parceria da Unicamp e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As inscrições para o webinar são gratuitas e podem ser feitas aqui. A prioridade no atendimento é para docentes e pesquisadores ligados a Centros e Núcleos de Pesquisa e projetos temáticos, bem como alunos da pós-graduação da Universidade.

Os agendamentos das mentorias poderão ser feitos entre os dias 28 de abril e 6 de maio por meio de um formulário eletrônico, que será divulgado durante o webinar no dia 28 de abril. As mentorias serão realizadas em formato virtual entre os dias 9 e 31 de maio e terão como foco tirar dúvidas sobre propriedade intelectual relacionadas aos projetos de pesquisa, teses ou dissertações.

Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, comemora o sucesso do Programa de Mentorias do ano passado e espera que neste ano o alcance seja ainda maior entre docentes e pesquisadores relacionados a Projetos Temáticos e Centros de Pesquisa Avançados.

“Queremos auxiliar pesquisadores de centros e projetos a identificarem oportunidades de gerar novos ativos de propriedade intelectual. Além disso, também queremos estimular os alunos a comunicarem suas invenções antes da defesa de suas teses e dissertações. A ideia é difundir o processo de defesa em sigilo para não perder a oportunidade de proteger suas invenções por meio de patente”, explica Barbosa.

Informações sobre o Webinar

Data: 28 de abril