Inova e INPI promovem treinamento sobre estado da arte em projetos de pesquisa

Raquel Barbosa está com máscara, jaqueta branca e segurando um microfone perto da boca e um papel na outra mão. Ela tem cabelo médio na cor castanho escuro. Atrás da Raquel há um telão com slides. Fim da descrição.

O webinar tem como público-alvo alunos da pós-graduação, docentes e pesquisadores ligados a centros e núcleos da Unicamp e a projetos de pesquisa temáticos

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) realizarão no dia 28 de abril, às 10h, o Webinar: A Propriedade Intelectual no levantamento do estado da arte em projetos de pesquisa. O evento de capacitação gratuito faz parte das comemorações no mês da Propriedade Intelectual e da colaboração estabelecida entre a Unicamp e o INPI. O público esperado para o encontro são alunos da pós-graduação, docentes e pesquisadores ligados a centros e núcleos da Unicamp e demais interessados no tema. 

Raquel Moutinho Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual na Inova Unicamp, abrirá o webinar trazendo um panorama sobre estratégias adotadas pela Inova Unicamp na gestão da Propriedade Intelectual. A Diretora também tratará da segunda edição do Programa de Mentorias em PI voltado para o público do evento.

“No ano passado, fizemos um webinar de sucesso sobre a Propriedade Intelectual e nosso Programa de Mentorias. Conseguimos trazer diversos alunos da pós-graduação para protegerem suas pesquisas, entenderem sobre o processo e sobre a importância de se fazer o pedido de patente antes da defesa de suas teses. Para esse ano, além dos alunos, esperamos atrair um público mais maduro, ligado aos Projetos Temáticos e Centros Avançados de Pesquisa da Unicamp. Teremos, neste contexto, a contribuição do INPI”, comenta Raquel Barbosa.

Inova e INPI preparam, por meio da parceria estabelecida em março, uma agenda completa de capacitação que se inicia com o público acadêmico, mas também atingirá os profissionais das empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Neste primeiro webinar em parceria, Rafaela Guerrante, especialista de Propriedade Intelectual Sênior no INPI, falará sobre ferramentas e a forma indicada para o levantamento do estado da arte para a formatação de projetos de pesquisa de sucesso. 

Para encerrar a agenda do webinar, a analista de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Ana Carolina Gonzaga, abordará os processos de proteção que ocorrem por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, responsável pela gestão da Propriedade Intelectual da Universidade, desde a proteção até a transferência destas tecnologias para o setor empresarial. Gonzaga vai tratar do passo a passo desta interação.

As inscrições para o webinar devem ser feitas pelo link: Webinar: A Propriedade Intelectual no levantamento do estado da arte em projetos de pesquisa

Confira a agenda do evento:

10h – Estratégias de Propriedade Intelectual e Programa de Mentorias em PI da Inova Unicamp, com Raquel Barbosa, Diretora de Propriedade Intelectual na Inova Unicamp

10h15 – Levantamento do Estado da Técnica para P&D, com Rafaela Guerrante, Especialista de Propriedade Intelectual Sênior no INPI

11h – Processos de Proteção na Unicamp, com Ana Carolina Gonzaga, Analista de Propriedade Intelectual na Inova Unicamp

11h20 – Perguntas e Respostas

12h – Encerramento