Software desenvolvido pela Unicamp simula explosões acidentais em indústrias

Professor Sávio Vianna está a frente de sua computador, olhando para a câmera. O pesquisador está com óculos de grau, camiseta polo listrada em branca e azul, é branco e possui poucos cabelos. Na tela de seu computador, atrás dele, está aberto o software STOKES.

O software que recebeu o nome de STOKES é capaz de fazer simulações e prever uma possível explosão e os danos que a acompanham. O invento está licenciado para a Universidad San Buenaventura, da Colômbia, para uso acadêmico.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores | Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram o primeiro software nacional capaz de prever o risco de explosões acidentais partindo de modelos matemáticos e de um computador. As pesquisas que levaram ao desenvolvimento do programa de computador chamado de STOKES foram coordenadas pelo docente da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, Sávio Souza Venâncio Vianna. O código final do STOKES foi finalizado juntamente com sua ex-aluna de doutorado da Unicamp Tatiele Ferreira.

O software é uma ferramenta que calcula os danos de explosões em Indústrias Químicas a partir de simulações feitas no computador. O invento também pode ser aplicado a cenários como postos de combustíveis para prevenir acidentes, a exemplo do que aconteceu na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, em 2021. O episódio se tratou de um caminhão que pegou fogo dentro de um posto de combustível e causou uma explosão que deixou mortes e estragos na cidade.

O programa de computador teve pedido de registro depositado pela Agência de Inovação Inova Unicamp junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está licenciado, em caráter não exclusivo, para a Universidad San Buenaventura, da Colômbia, para a realização de pesquisa e uso acadêmico em aulas experimentais. O equipamento está disponível para outros licenciamentos com foco no mercado empresarial, para desenvolvimento do invento em um programa comercializável para o setor de serviços e a indústria. No caso de outras universidades se interessarem pelo equipamento, o licenciamento é oferecido sem custos.

O equipamento de prevenção a explosões

O software STOKES é uma tecnologia nacional, acessível e monetariamente viável na prevenção de possíveis explosões e danos que acompanham tais acidentes, considerando todos os detalhes de uma planta. O programa de computador calcula numericamente os danos e faz simulações de como essa explosão aconteceria e seu raio de alcance e destruição, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento de planos de contenção e gestão de riscos em empresas que trabalham com produtos inflamáveis e explosivos.

No vídeo, é possível observar uma simulação de cenário de explosões, realizada pelo software

O Programa de Computador é dividido em partes que chegam a cinco mil linhas de programação e é baseado na técnica CFD (Fluidodinâmica Computacional). A técnica se trata da resolução numérica das equações que governam o escoamento de fluídos, no caso da tecnologia, as reações de escoamento turbulento reativo (combustão).

Para cumprir a efetividade processual, o equipamento precisa ser licenciado para o setor privado e disponibilizado no mercado para uso em indústrias com foco na prevenção de explosões. O professor Vianna comemora a efetividade dos estudos e alcance de uma tecnologia totalmente nacional.

“O desenvolvimento da tecnologia é um exemplo do conceito fundamental da universidade pública. Nós formamos recursos humanos ao longo da produção do equipamento. Trouxemos um programa de computador capaz de atender a sociedade, na prevenção dos danos gerados pelas explosões. Além de ser um invento totalmente nacional que pode atender também demandas do exterior”, comenta Vianna.

Licenciamento para pesquisa e inovação

O licenciamento do software foi realizado no ano de 2021 pela Agência de Inovação Inova Unicamp para a Universidad San Buenaventura com o intuito de utilização em testes práticos e amostragem do invento para alunos da Universidade colombiana. A Universidade quer utilizar o aparelho em aulas sobre explosões como forma de ilustrar o funcionamento desse equipamento, promover a formação de qualidade para os alunos, gerar novos conhecimentos e captar possíveis atualizações para o software.

“A tecnologia está licenciada em caráter não exclusivo e aceitando novos parceiros comerciais que também queiram trabalhar com o programa de computador. A Universidade é nossa parceira nesse processo de estudos e desenvolvimento de melhorias no equipamento”, expõe Vianna.

O software concedeu ao pesquisador Sávio Vianna o Prêmio Kurt Politzer na categoria pesquisador. O prêmio é organizado pela ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

Prêmio Inventores 2022

Inventores premiados neste licenciamento:

Sávio Souza Venâncio Vianna (Faculdade de Eng. Química) e Tatiele Dalfior Ferreira foram premiados na categoria Propriedade Intelectual Licenciada no Prêmio Inventores 2022.

Programação de homenagens

Essa matéria faz parte da série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre algumas das tecnologias licenciadas, que podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho). Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Confira todos os premiados no site do Prêmio Inventores da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: ClarkeModet; 3M; e Neger Telecom