Tecnologia desenvolvida na Unicamp impacta mercado internacional de microscópios

Foto colorida mostra pesquisador homem, branco. Ele mexe em equipamento metálico e tubular que emite numa das extremidades uma luz verde.
Invento desenvolvido no Instituto de Física foi licenciado por empresa norte-americana. O acessório para microscópios lançado neste ano será construído e integrado na fábrica da RHK Technology em Michigan.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores | Texto: Carolina Goetten* | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Um equipamento inovador em microscopia, desenvolvido nos laboratórios da Unicamp, conquistou destaque internacional ao explorar novas fronteiras na nanociência. O invento é um acessório que é acoplado a um Microscópio de Varredura de Tunelamento e tem como diferencial de inovação sua capacidade otimizada de captação de luz. O equipamento foi lançado no mercado mundial pela empresa norte-americana RHK Technology, com a marca de PanScan LuminSLT.

A pesquisa que levou à tecnologia foi conduzida pelo professor Luiz Fernando Zagonel, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, em parceria com os pesquisadores Ricardo Javier Peña Roman e Yves Maia Auad. O resultado com clara aplicação industrial foi protegido e licenciado com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp. A RHK promoveu o lançamento internacional do produto em março de 2022, menos de um ano após a formalização do contrato de transferência de tecnologia com a Unicamp.  

O desenvolvimento tecnológico realizado na Unicamp viabilizou um desempenho sem precedentes em espectroscopia e ciências de superfície, explica Zagonel. 

“Anteriormente, a coleta de luz dos microscópios desse tipo era limitada tipicamente a uma pequena fração de luz emitida pela amostra, em torno de 5%. Nesta invenção, o problema é resolvido e o acessório viabiliza máxima captação, com eficiência em torno de 72%”.

Impacto do novo produto na prática científica 

Os Microscópios de Varredura de Tunelamento são equipamentos de imagem importantes, usados para realizar diversos experimentos que demandam análise de amostras. “Esse tipo de microscópio é um equipamento poderoso, capaz obter imagens com resolução atômica, aplicáveis a vários tipos de amostras de interesse científico e tecnológico”, explica Zagonel. 

Segundo o docente, a capacidade de captar mais luz que foi alcançada nos experimentos  vai permitir investigações mais aprofundadas, o que é relevante para diversas áreas do conhecimento, permitindo compreender de forma mais ágil as de materiais nano-estruturados, semicondutores, nanoestruturas metálicas, pontos quânticos entre outros. O docente utiliza atualmente o invento, por exemplo, no estudo de materiais que têm potencial para serem elementos chave nas próximas gerações de LEDs e de células fotovoltaicas

“As novas taxas de coleta permitem estudar amostras de forma mais ágil e com mais atenção aos detalhes. De fato, a presença de uma mesa óptica e a alta abertura numérica do espelho utilizado permitem que, além da eficiente coleção da luz, qualquer outro experimento de natureza óptica possa ser realizado, como espectroscopia Raman”, comenta o docente. 

Da perspectiva da empresa RHK Technology, a inovação na taxa de captura de luz alcançada pelo desenvolvimento na Unicamp foi considerada notável e revolucionária para a prática científica, já que o antigo alcance ocasionava impedimentos em processos de pesquisa, enquanto a eficiência de coleta de luz de 72% ajuda a superar uma série de limitações. 

“A RHK se orgulha de ter feito parceria com a Unicamp para desenvolver um sistema de coleta de luz de alta eficiência. O trabalho da equipe do professor Zagonel acrescenta uma propriedade significativa à medição. Com o Lumin-SLT, podemos apoiar ainda mais a pesquisa de ponta em espectroscopia óptica. A eficiência do Lumin-SLT é 20 vezes maior do que a metodologia usada anteriormente”, afirma o presidente da RHK Technology, Adam Kollin.

O dispositivo descrito na patente licenciada conquistou destaque em algumas publicações científicas. Os resultados podem ser conferidos em periódicos científicos, incluindo uma publicação na Review of Scientific Instruments, que descreve o funcionamento da invenção e outras nas revistas Nanoscale e 2D Materials

Para a diretora de parceria da Inova Unicamp, Iara Ferreira, esse acordo de licenciamento internacional facilitado pela Inova é um exemplo de como a Agência de Inovação da Unicamp possui expertise para conduzir negociações internacionais que permitirão o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias desenvolvidas numa universidade brasileira com mercados cada vez maiores.

“Em um mundo globalizado, conhecer as regras e práticas do mercado internacional para o licenciamento de tecnologias é fundamental na geração de novos negócios e também para a consolidação de parceiros. Seguimos na busca de parcerias brasileiras e também internacionais que promovam inovação aberta para que mais tecnologias da Unicamp sejam licenciadas e absorvidas pelo mercado.”, diz a diretora.

O projeto de pesquisa e inovação foi apoiado pela FAPESP dentro do programa Jovem Pesquisador, que estimula a criação de oportunidades de trabalho no país para fixação de pesquisadores com grande potencial. E está sendo apoiado também em nova fase de estudos que busca consolidar um grupo de pesquisa focado nas propriedades ópticas e eletrônicas de materiais nanoestruturados opticamente ativos. 

Prêmio Inventores 2022

Inventores premiados neste licenciamento:

Prof. Luiz Fernando Zagonel (IFGW Unicamp), Ricardo Javier Peña Roman e Yves Maia Auad foram premiados na categoria Propriedade Intelectual Licenciada no Prêmio Inventores 2022.

Programação de homenagens

Essa matéria faz parte da série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre algumas das tecnologias licenciadas, que podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho). Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Confira todos os premiados no site do Prêmio Inventores da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: ClarkeModet; 3M; e Neger Telecom

*Carolina Goetten é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, mestre em Linguagem e Tecnologia e bolsista Mídia e Ciência (Fapesp).