Tudo Inovação | Campinas é pioneira em lei de incentivo à inovação

Vanessa é uma mulher loira de máscara branca e blusa cinza escuro. Fala olhando para o lado, está sentada em sala com outras cadeiras coloridas de fundo. Fim da descrição.

A diretora de Relações Institucionais da Inova, Vanessa Sensato, e o conselheiro do grupo Unicamp Ventures, Leonardo Gross, foram ouvidos na produção da matéria.

Desde dezembro do ano passado a cidade de Campinas passou a contar com uma lei municipal de fomento ao empreendedorismo tecnológico na cidade. Conhecida como “Lei da Inovação”, a Lei nº 16.165/2021 cria um sistema de inovação com objetivo de estimular, organizar e apoiar uma rede qualificada, com ações para potencializar o desenvolvimento de empresas e startups.

Baseada nos padrões do Marco Legal das Startups, a lei de Campinas é referência e modelo em nível nacional por desburocratizar a contratação de startups pelo poder público. 

COMO FUNCIONA? 

Na prática, Campinas vai incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas, startups e entidades de direito privado sem fins lucrativos.

O Marco Legal das Startups trata-se da Lei Federal Complementar nº 182/2021, de 1º de junho de 2021, que estabelece princípios e diretrizes para fomentar um ambiente favorável de negócios. E Campinas saiu à frente, tornando-se o primeiro município do Brasil a aderir a Lei e também a criar a lei municipal para fomentar o empreendedorismo de inovação.

Em entrevista ao Tudo Inovação, o mercadólogo Leonardo Gross explicou que a inovação precisa agregar valor no dia a dia das pessoas. 

Foto de homem negro, veste paletó azul e camiseta preta, além de máscara preta. Ao fundo sala iluminada com luzes roxas. Fim da descrição.

“A inovação não está somente no desenvolvimento de tecnologia ou apenas na criação de uma grande invenção. Muitas vezes a inovação está na melhoria de um processo, de um produto ou serviço“, afirmou.

 

Leonardo é empreendedor, líder de soluções digitais para a América Latina na GE Healthcare e mentor de iniciativas de empreendedorismo da Agência de Inovação da Unicamp. 

Neste sentido, a Lei de Inovação de Campinas atende a esta necessidade, pois permite ganhos para diversos setores da sociedade. A partir desta ação de criar condições para estimular a Educação, Ciência e Tecnologia, ela incentiva a recuperação da economia e emprego, com reflexos positivos em toda a Região Metropolitana de Campinas.

Com a presença de universidades, hubs de pesquisa e parques tecnológicos, Campinas é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo em número de startups e espaços voltados para inovação.

São 20 centros de pesquisa e desenvolvimento, quatro parques tecnológicos com mais de 120 empresas instaladas, e 32 das 500 maiores empresas do mundo voltadas à tecnologia da informação.

A diretora de relações institucionais da Inova, Vanessa Sensato, ressalta a posição da cidade como pioneira no país. “Dificilmente se encontra outra região no Brasil com mais centros de pesquisa do que Campinas. A cidade foi eleita como um dos três ecossistemas mais fortes do país”, analisou.

INCENTIVOS 

A Lei da Inovação também engloba a criação do Fundo Municipal de Inovação. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, terá receitas próprias para os investimentos. Os incentivos serão concretizados por meio de bônus tecnológicos, bolsas de apoio ou encomendas tecnológicas.

Leia a matéria original publicada no Portal ACidadeON.

Assista todos os episódios do Programa Tudo Inovação.