Homem branco de meia idade está sentado de costas e mexe em computador portátil acoplado a uma máquina agrícola em formato triangular que faz distribuição de fertilizantes. Pesquisador e equipamento usado em pesquisas para o programa rota 2030 estão em galpão da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Fim da descrição.

Unicamp recebe recursos para desenvolvimento automotivo com a iniciativa privada

Pesquisadores da Universidade estão envolvidos em 11 projetos que têm apoio financeiro do Programa Rota 2030. Pesquisas buscam soluções para desafios da indústria em parceria com empresas automobilísticas e outras instituições científicas e tecnológicas.

Texto: Ana Paula Palazi | Fotos: Pedro Amatuzzi-Inova Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas fechou parceria com dez Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e treze empresas do setor industrial para o desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas na área automotiva. A iniciativa faz parte do Programa Rota 2030 do governo federal. Ele conecta a indústria com a academia para projetos de pesquisa inovadores e estratégicos, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de conhecimento, tecnologias e geração de novos negócios com previsão de investimento de R$ 1 bilhão durante os cinco primeiros anos dos programas prioritários. 

Os convênios foram assinados em 2021 com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp e vão destinar, até o fim dos contratos, mais de 16 milhões de reais para a Universidade. Os valores serão revertidos para a manutenção e melhorias na infraestrutura dos laboratórios, compra de insumos para as pesquisas e o pagamento de bolsas de estudo e estímulo à inovação.

A Unicamp atua na execução de projetos para o desenvolvimento da cadeia automotiva em áreas estratégicas, na melhoria de produtos e processos, nos três eixos temáticos coordenados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa de Minas Gerais (FUNDEP), da qual também faz parte da coordenação técnica; e no programa da Financiadora de Estudos e Projetos Finep 2030. As entidades são gerenciadoras dos recursos, com alguns ainda disponíveis e ofertados em fluxo contínuo, o que permite ainda ampliar a participação da Unicamp no Rota 2030. 

“Estamos desenvolvendo melhorias nas áreas de bioenergia, propulsão alternativa à combustão, ferramentaria, eficiência e segurança de veículos que atendam às demandas da sociedade.”, destaca o professor e pesquisador da Unicamp, Tárcio André dos S. Barros, membro da coordenação técnica da linha temática V da FUNDEP. 

Projetos de inovação

Entre as pesquisas desenvolvidas pela Unicamp estão o aumento do desempenho de motores flex e metamateriais para blindagem em veículos. As inovações também incluem adaptação e geração de energia embarcada para veículos elétricos e híbridos a partir do etanol e controle de equilíbrio para segurança em triciclos

Um outro estudo busca o desenvolvimento da cadeia de ferramentaria nacional para estampagem a quente e, na área de agricultura de precisão, os pesquisadores trabalham com sistemas de propulsão elétrica para tratores agrícolas, semeadores e distribuidores autônomos de fertilizantes. 

Os projetos aprovados são executados diretamente com a participação do setor industrial. Entre as empresas envolvidas estão:  AVL South America, Caoa, FCA Fiat Chrysler, General Motors, Hibrema, Supplier, Marelli Sistemas Automotivos, Marchesan, Motiva Mobilidade, Piccin Máquinas Agrícolas, Robert Bosch, Toyota do Brasil e Volkswagen.

O Rota 2030 recebe aporte de empresas beneficiadas pela isenção de impostos da importação de peças sem similares no país e que agregam valor tecnológico aos veículos produzidos e comercializados aqui. O recurso é disponibilizado para os programas e projetos prioritários de inovação e gerido por um conselho gestor que seleciona as instituições ou redes de pesquisa para a execução. 

Atualmente, quatro faculdades da Unicamp estão envolvidas com o programa Rota 2030. São elas: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Os pesquisadores desenvolvem os trabalhos em parceria com outras seis Universidades e quatro institutos de pesquisa, com foco no intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva. 

Foto em galpão da Faculdade de Engenharia Agrícola onde sete pesquisadores, homens e brancos, posam para o registro. Ao fundo uma máquina mais alta que eles, em formato triangular usada para distribuição de fertilizantes no campo. Fim da descrição.

O projeto da Unicamp e da UFABC com a Piccin Máquinas Agrícolas (financiado pelo Rota2030- FINEP-Empresarial) desenvolve um distribuidor de corretivos e fertilizantes com acionamento elétrico e maior eficiência.
Confira outras informações sobre convênios com empresas e licenciamentos de tecnologias da Unicamp no Relatório Anual da Inova Unicamp.