Instituto de Biologia é premiado como destaque na Transferência de Tecnologia na Unicamp

Foto Prof. André Freitas e Prof. Everardo Carneiro do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. O primeiro é um homem branco de cabelos grisalhos, o segundo um homem negro, careca e de óculos. Ambos seguram o troféu que possui a silhueta de duas cabeças que formam a imagem de uma lâmpada ao centro. Os professores estão em ambiente externo com a placa de identificação do Instituto ao fundo. Fim da descrição.
O IB Unicamp teve o maior número de tecnologias transferidas ao setor empresarial em 2021 de toda a Universidade. Os dados são da Inova Unicamp que organiza o Prêmio Inventores e reconhece os esforços da unidade.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2022 | Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Com uma visão multidisciplinar direcionada a parcerias com o setor empresarial e com outras unidades de ensino e pesquisa, o Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB Unicamp) se destaca pela quarta vez como uma das unidades que mais fomenta a inovação dentro da Unicamp. 

O reconhecimento veio por meio do Prêmio Inventores, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que em 15 edições já premiou o Instituto de Biologia três vezes como a unidade que mais protegeu a propriedade intelectual da Universidade e neste ano premia, pela primeira vez, o IB como a Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia da Unicamp. 

Ao todo, foram quatro das 21 tecnologias da Universidade licenciadas para o setor empresarial em 2021 cujos inventores são docentes e alunos ou pesquisadores do Instituto de Biologia da Unicamp. Segundo o professor André Freitas, diretor do IB, esses resultados se devem ao perfil e iniciativas do corpo docente engajado às pautas de inovação aberta:

“O que traz o destaque ao IB é o perfil de docentes que temos tido nos últimos anos, e que vêm incentivando outros mais antigos também, dispostos a conversar e firmar parcerias com outros setores de dentro e fora da Universidade, como o setor empresarial que financia diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) junto ao Instituto. Posso dizer que o IB não tem medo de trabalhar com inovação, pelo contrário, estimulamos. Sabemos que a inovação não vai excluir ou desviar outros focos da Universidade como ensino, pesquisa e extensão”, analisa Freitas sobre os recentes reconhecimentos e atividades do Instituto de Biologia.

Como resultado das pesquisas produzidas junto à unidade, em sua história, o Instituto de Biologia esteve envolvido em 151 pedidos de patentes depositadas com apoio da Inova Unicamp no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo que 121 delas estão vigentes e representam 11% do portfólio de patentes da Unicamp.

O número expressivo não está apenas exposto em uma vitrine tecnológica. Segundo a diretora de parcerias da Inova Unicamp, Iara Ferreira, o IB tem sido um dos principais atores no licenciamento de tecnologias da Unicamp, como o Destaque do Prêmio Inventores deste ano:

“Quando vemos a série histórica de licenciamentos de tecnologias desenvolvidas em parceria com o IB, constatamos que o Destaque deste ano já vem sendo apontado nos anos anteriores por toda trajetória da unidade. Neste último ano foram quatro tecnologias cujos inventores são do IB que foram responsáveis por sete dos 30 contratos de licenciamento de propriedade intelectual da Unicamp assinados”, analisa Ferreira.

Fomento ao empreendedorismo dentro do Instituto de Biologia

Entre as iniciativas que incentivam o relacionamento universidade-empresa, o ano iniciou com três disciplinas de empreendedorismo aprovadas dentro do Instituto e ministradas de forma perene pelo professor Marcelo Menossi e pelo pesquisador colaborador Bread Cruz.

Menossi explica que a intenção com as disciplinas de empreendedorismo em ciências da vida é estruturar um ecossistema de empreendedor que facilite a criação de novas empresas de base tecnológica dentro da comunidade do IB:

“Há vários anos, oferecemos de forma intermitente a disciplina de empreendedorismo no IB, sem previsibilidade para os alunos. Por isso, propus formalizar seu oferecimento contínuo. As disciplinas fazem parte da ideia de criar um ecossistema de empreendedorismo no IB baseado no ensino e na conscientização de que os docentes podem receber em seus laboratórios startups da nossa comunidade. Devemos ter em mente que, diferente de startups da área da computação, as empresas de biotecnologia precisam de equipamentos caros para começar a operar e, sem o apoio dos docentes, podemos perder muitas boas empresas de alunos”, explica Menossi.

Os diretores do IB avaliam as disciplinas de forma positiva. O professor Everardo Carneiro, diretor associado do IB, comenta que esse ecossistema é comum em universidades nos Estados Unidos e possibilita novas opções de carreira do que as tradicionais: “Nossos alunos precisam saber que não existe só a possibilidade de buscar um emprego tradicional, que no futuro pode nem existir. Eles têm que saber que podem gerar uma nova empresa, um novo espaço de trabalho, que possibilite inovações e produtos novos para o mercado. Isso é bom para os alunos, para o Instituto e para sociedade que receberá novas soluções”, defende Carneiro.

Hoje, o IB está em 6º lugar entre as unidades da Unicamp com mais sócios fundadores de empresas-filhas da Universidade. Ao todo, são 47 sócios fundadores oriundos do IB que, juntos, somam 37 empresas-filhas ativas.

Multidisciplinariedade que fomenta a inovação no IB Unicamp

Para entender como o Instituto de Biologia da Unicamp conseguiu atrair e incentivar um perfil inovador entre os docentes, é preciso conhecer a história multidisciplinar da unidade criada desde a origem da Unicamp. Assim explica o diretor associado do IB sobre o Instituto que, além de formar licenciados e bacharéis em biologia, é responsável pelas bases de outros cursos da Universidade, como os da área da saúde.

“O IB nasceu com o propósito de ser a base de conhecimento de diversos cursos que atendemos. E sempre foi como uma unidade de serviço de primeira linha para a comunidade. Isso permitiu que tivéssemos um conjunto de professores e pesquisadores com uma visão de mundo diferenciada que, em pequena ou grande intensidade, interagem com diferentes áreas, promovendo conexões. Durante esses mais de 50 anos, essa energia multidisciplinar criou uma inquietude entre os pesquisadores para entender que às vezes a pesquisa encontra respostas para além do foco original de início dela”, exemplifica Carneiro sobre a intrínseca multidisciplinariedade da biologia que favorece a inovação. 

Sobre a origem do Instituto, Freitas lembra que por muitos anos o IB foi considerado como uma unidade longe da inovação por trabalhar com pesquisa básica: Muitas pesquisas são básicas na biologia, mas a aplicabilidade sempre foi enorme. Se pensarmos nos problemas do mundo de hoje, a biologia atua diretamente nisso. Seja ela energia, meio ambiente ou saúde que são as grandes áreas estratégicas do IB. Veja o caso da pandemia da COVID-19 em que os laboratórios do IB não pararam. A força-tarefa contra a COVID da Unicamp começou aqui, estivemos na boca do furacão onde foram feitos diagnósticos, prevenção, prestação de serviço para testar materiais e também pesquisa científica”, comenta Freitas sobre a unidade.

Para os próximos anos, os diretores acreditam que a inovação será uma curva crescente dentro do Instituto: “Acredito que daqui mais 10 anos, essa interface multidisciplinar que fomenta a inovação certamente vai crescer com muito mais rapidez porque estamos contratando novos pesquisadores com formação diferenciada, mais moderna e diversa, que incentivará o crescimento”, prevê Carneiro.

PRÊMIO INVENTORES 2022

UNIDADE PREMIADA EM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Instituto de Biologia (IB Unicamp) 

Diretores da Unidade: Prof. André Freitas, diretor do IB Unicamp, e Prof. Everardo Carneiro, diretor associado do IB Unicamp.

PROGRAMAÇÃO DE HOMENAGENS

Essa matéria faz parte da série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre algumas das tecnologias licenciadas, que podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho). Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Confira todos os premiados no site do Prêmio Inventores da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: Pulse HubClarkeModet3M; e Neger Telecom

Acesse a lista de premiados da edição Prêmio Inventores de 2022.