Pró-Reitoria de Pesquisa recebe manifestações de interesse para credenciamento de novas unidades EMBRAPII

foto aérea do campus da Unicamp em Campinas com foco na grande praça central circular do ciclo básico, em cujo perímetro estão os edifícios dos institutos e faculdades.
A Unicamp pode apresentar apenas duas propostas, uma na área de Defesa e outra em um dos temas listados pela Portaria MCTI Nº 5.109.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Antoninho Perri – SEC/Unicamp

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) está com chamada pública aberta para credenciamento de novas unidades EMBRAPII. O processo irá selecionar, dentro de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), grupos de pesquisadores que já trabalham em temas de pesquisa aplicada para atender demandas do setor industrial. Os grupos da Unicamp que atenderem aos pré-requisitos da chamada podem encaminhar manifestação de interesse simples (interna), indicando a área de credenciamento pleiteada, para a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), no e-mail prpproj@unicamp.br, até 03 de julho (domingo).

Na Unicamp serão selecionados até 2 (dois) grupos para que sejam inscritos pela PRP em parceria com a Inova Unicamp nos dois focos temáticos da chamada pública. Os grupos escolhidos pela Unicamp serão chamados posteriormente para apresentarem mais informações à PRP. Cada Instituição de Ciência e Tecnologia (ICTs) pode apresentar apenas uma proposta para cada foco. A EMBRAPII vai credenciar até 5 (cinco) grupos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, como Unidades EMBRAPII, sendo 2 vagas para o foco A (defesa) e 3 vagas para o foco B (Portaria MCTI).

A chamada EMBRAPII, realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), disponibilizará até R$25 milhões para a execução dos projetos. Os grupos selecionados estarão credenciados por um período de seis anos para o desenvolvimento de projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) com empresas industriais.

Podem se candidatar ao credenciamento como Unidade EMBRAPII todos os grupos de pesquisadores da Unicamp que estejam sob uma única governança (unidade acadêmica) e que já desenvolvam parcerias com empresas do setor industrial. Entre os requisitos, os grupos deverão demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de PD&I, na área de competência proposta, apresentando uma lista de projetos contratados no período de 01/01/2018 e 31/12/2021, que tiveram captação de pelo menos R$1 milhão em recursos financeiros das empresas.

Áreas e financiamento

A PRP recebe, até o dia 3 de julho, as propostas de pesquisadores da Unicamp que desenvolvam projetos nas áreas de defesa ou em temas listados pela portaria PORTARIA MCTI Nº 5.109, DE 16 DE Agosto DE 2021, descritos a seguir: Espacial, nuclear, cibernética, segurança pública e de fronteira, inteligência artificial, internet das coisas, materiais avançados, biotecnologia, nanotecnologia, indústria, agronegócio, comunicações, infraestrutura, serviços, cidades inteligentes e sustentáveis, energias renováveis, bioeconomia, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, tratamento de poluição, Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, Preservação Ambiental, Saúde, Saneamento Básico, Segurança Hídrica, Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências, Educação Empreendedora, Comunicação Social.

A EMBRAPII financiará até um terço do valor total dos projetos, com limite máximo de aporte de R$5 milhões. O restante dos recursos necessários à execução deve ser negociado entre a Unidade EMBRAPII credenciada e as empresas contratantes dos projetos, devendo os recursos aportados pelas empresas ser necessariamente financeiros e não inferiores a 1/3 do valor total do portfólio. A contrapartida da Universidade pode ser econômica (não financeira) referente a recursos próprios do grupo candidato empregados na execução dos projetos, inclusive os provenientes de agências de fomento.

Serviço:

Chamada EMBRAPII 04/2022
Manifestação de interesse para pesquisadores da Unicamp
Prazo limite: 03/07/2022 (domingo)
E-mail: prpproj@unicamp.br
Indicar área de credenciamento pleiteada