EPTV | Conheça pesquisadores que transformam a vida dos moradores com ciência

Reprodução da entrevista, mostra o professor Carlos, um homem branco, de meia idade, calvo e de óculos quadrado preto conversando. Ele veste uma camisa clara com uma jaqueta escura com detalhe em listra claro. Ao fundo estão maquinários da Faculdade. Na legenda, aparece o nome do professor da Unicamp e o selo Campinas 248 anos. Fim da descrição.

No dia em que se comemora o aniversário de 248 anos da cidade de Campinas, o trabalho de excelência em pesquisa da Unicamp foi destacado em reportagem especial no Jornal da EPTV 1ª edição. O foco da matéria foi o trabalho de pesquisadores que transformam a vida das pessoas e as maneiras de produzir da sociedade. Uma das tecnologias destacadas foi a do professor Carlos Eduardo Marmorato Gomes, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC-FAU Unicamp). O invento busca popularizar o uso de um cimento mais sustentável para a construção civil, com redução das emissões de gás carbônico para a atmosfera e do uso de água.

A tecnologia de placas ecológicas traz um impacto na melhoria da vida para as gerações futuras com menor poluição e técnicas construtivas mais eficientes. O conhecimento foi desenvolvido na Unicamp e teve a Propriedade Intelectual protegida pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O docente foi um dos premiados no Prêmio Inventores, deste ano, organizado pela Inova, para homenagear os protagonistas da inovação na Unicamp. A tecnologia já teve o know-how licenciado para a Comptest Engenharia.

Confira a reportagem completa da EPTV sobre a tecnologia de construção com placas ecológicas.
Leia mais sobre o invento da Unicamp para construções mais modernas e sustentáveis.