Soluções de empresa-filha da Unicamp ajudam outras empresas a entrarem na indústria 4.0

Foto de fundo preto com 3 homens olhando para a frente. O primeiro à esquerda está em pé, usa óculos e está com camisa preta e braços cruzados. O segundo está sentado no meio e também usa óculos e está com camisa preta e braços cruzados. O último homem à direita, está em pé, com uma camiseta azul e uma mão sobre a coxa. Fim da descrição.
Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descriçãoSediada em Campinas, a i.Systems desenvolve softwares baseados em inteligência artificial para otimizar produtividade, reduzir desperdícios e gerar valor na cadeia de suprimentos.

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Texto: Antonio Marinheiro | Fotos: Divulgação i.Systems

Com o propósito de tornar o mundo mais sustentável, a i.Systems conta com uma história de 15 anos de mercado na área de tecnologia e automação. A empresa foi fundada em 2007 por Danilo Halla, Igor Santiago e Ronaldo Antônio da Silva – três ex-alunos da Unicamp que se conheceram na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC Unicamp). Atualmente, os amigos e empresários do ramo de tecnologia desenvolvem soluções em softwares baseadas em machine learning e inteligência artificial para controlar processos industriais em diversos segmentos, como sucroenergético, de papel e celulose, de alimentos e petroquímico. 

O principal produto da empresa é o Leaf, um software de controle de processos, lançado no mercado em 2010. Segundo a empresa, a solução pode ser instalada de forma personalizada em maquinários diversos para controlar parâmetros pré-estabelecidos, com objetivo de reduzir o consumo de recursos e aumentar a produtividade. O software foi adotado inicialmente por uma indústria de refrigerantes de Jundiaí e, hoje, atende a mais de 150 aplicações diferentes em grupos como a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na produção e comercialização de nióbio. 

Agora, a empresa aposta em um novo produto chamado Calix, uma solução para a previsão de demandas industriais. O software faz uma leitura mais assertiva do mercado, da produção e o que vai ser vendido na semana seguinte, auxiliando o planejamento das linhas de produção das indústrias. Em resumo, a plataforma inteligente usa inteligência artificial para gerar valor na cadeia de suprimentos. A solução em nuvem propõe diminuir o tempo que as empresas gastam em situações operacionais para que possam dedicar esses esforços na criação de novas estratégias e otimização do planejamento. 

“É um produto voltado para as diversas indústrias que ainda se baseiam em planilhas tradicionais para realizar esse tipo de trabalho. A inteligência artificial analisa o histórico de vendas para realizar as previsões. O objetivo é reduzir bastante o desperdício com planejamento de demandas” explica Danilo Halla, ex-aluno da Unicamp e sócio-fundador da i.Systems.

Novos passos e o compromisso com agenda ESG

Atualmente, o foco da i.Systems está em aumentar seu espaço no mercado e inserir de maneira forte e consistente o software Calix. Além disso, quer crescer em atuação no mercado internacional de forma permanente, tendo dado recentemente seu primeiro passo, ao firmar um grande projeto com uma empresa Colombiana. 

Toda essa evolução almejada pela i.Systems se baseia em valores ESG – do inglês, Environment, Social and Governance – que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de governança corporativa.

Alinhada a isso, recentemente, a empresa ingressou na Rede Brasil do Pacto Global da ONU, iniciativa das Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial a adotar práticas baseadas nos princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A i.Systems também realiza ações de afirmação e de relacionamento com a comunidade – como o grupo de diversidade, Vozes, que busca garantir a representatividade de minorias sociais dentro da empresa – atingindo 40% de participação feminina em 2019 e, em 2021, 20% de pessoas LGBTQIAP+ em posições de liderança e de nível executivo.

A rede de apoio da Unicamp no desenvolvimento da i.Systems 

Danilo conta que a inspiração para iniciar o negócio surgiu com o colega e também ex-aluno da Unicamp, Igor Santiago, após cursar uma disciplina de empreendedorismo na Unicamp. A partir da experiência, Igor fomentou a ideia de montar uma empresa própria e então convidou Danilo e Ronaldo, seus amigos de turma, para formarem uma sociedade. No início, quando ainda não tinham clientes, a formação na Unicamp foi o cartão de visitas dos alunos empreendedores, que dava força à ideia do negócio. 

“Nosso background com a Unicamp ajudou muito a empresa a formar os primeiros projetos e a conseguir as primeiras formas de fomento. O fato de sermos formados pela Unicamp abriu as portas, como no primeiro projeto que fechamos com a Coca-Cola. O apoio da Universidade com a estrutura de laboratórios, proximidade com outros pesquisadores, bolsas de pesquisa e na defesa de projetos junto à Fapesp, foi fundamental para que a i.Systems desenvolvesse sua tecnologia e se firmasse como empresa”, lembra Danilo.

i.Systems e o ecossistema da Unicamp

Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descrição

A i.Systems é exemplo de empresa que compõe o ecossistema da Unicamp. Os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários são considerados como empresas-filhas da Unicamp. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. Saiba mais sobre o cadastro gratuito em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/.