Startup hospedada no Parque da Unicamp cria algoritmo que conecta educação com carreira

Mulher sentada em mesa com notebook e mesa de som acompanha a gravação de um homem que está em pé ao lado de uma tela onde é projetado o logotipo da FM2S composto por faixas coloridas. A equipe está numa sala com uma das paredes clara e outra lateral preta com diversos papeis coloridos colados. Fim da descrição.
Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descriçãoCom inovação, tecnologia e educação, a edtech FM2S preenche uma lacuna ao unir demandas de capacitação com cursos voltados para as habilidades requisitadas.

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Texto: Adriana Arruda | Foto de capa: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A FM2S Educação e Consultoria, startup hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, acaba de criar um algoritmo que conecta a educação profissional às principais vagas buscadas pelo mercado. Por meio de análises estatísticas dos pré-requisitos exigidos por centenas de vagas, o algoritmo mapeia as competências e habilidades mais exigidas para cada área corporativa. Em seguida, sugere ao aluno qual formação da FM2S é mais indicada para o alcance de seus objetivos.

“Até o momento, o modelo mapeia dados nas áreas de Qualidade, Projetos, Indústria, Logística e Processos e Excelência Operacional. Com isso, obtemos informações precisas e sólidas sobre as habilidades mais requisitadas para essas carreiras e seus cargos: sejam iniciantes ou de liderança. Isso envolve tanto hard skills, com conhecimento técnico, como soft skills, que englobam habilidades como empatia, gestão de rotina e comunicação assertiva”, exemplifica Virgilio Marques dos Santos, ex-aluno da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-Unicamp) e um dos fundadores da FM2S.

Com base nos apontamentos do algoritmo, a startup analisou competências e habilidades trabalhadas em cada um de seus cursos e preencheu uma lacuna: permitiu um cruzamento de dados direto entre vagas e cursos, criando trilhas de desenvolvimento que abordam exatamente as características mais demandadas para determinadas áreas e cargos. Assim, a startup passou a oferecer planos específicos de capacitação, voltados a analistas, coordenadores, gestores e até especialistas.

“O aluno trilha um caminho já desenvolvido por nossa startup e entregue a ele, com o intuito de se preparar ao que o mercado exige. Ao concluir as capacitações de cada módulo, o profissional tem de 80 a 90% de chances de ser bem-sucedido, em conseguir uma posição na carreira ou vaga escolhida. Com isso, aprende só o que precisa para alcançar o que sonha”, destaca Virgilio.

Crescimento exponencial: de 10 mil a 200 mil alunos em dois anos

Criada em 2016, a FM2S viu seu número de alunos crescer exponencialmente de 2020 para cá. Segundo Virgilio, a startup é pioneira em cursos online, já sendo adepta à modalidade antes da pandemia. Mas foi justamente a partir de 2020 que a procura por cursos à distância aumentou – e, por já acompanhar essa tendência, a empresa foi de 10 mil para 200 mil alunos em apenas dois anos.

O objetivo de Virgilio, ao criar a startup junto ao seu irmão, Murilo Marques dos Santos, também ex-aluno da FEM-Unicamp, foi alavancar o progresso profissional dos seus alunos, fornecendo uma experiência educacional fundamentada em conceitos sólidos, exemplos práticos e com linguagem simples.

Com isso, a edtech (empresa que usa tecnologias inovadoras no setor educacional) conseguiu preencher a lacuna entre cargo e treinamento. “O aluno só fará o curso que fizer sentido para adquirir o que precisa para alcançar o cargo dos seus sonhos”, reforça Virgilio.

Junto a isso, a localização estratégica da empresa – dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp – fortalece ainda mais a cultura da inovação, juntamente com tecnologia e educação, reforçando a FM2S como uma startup edtech.

Virgilio é um homem branco veste camisa azul e está sentado embaixo do logotipo da FM2S que apresenta quatro faixas coloridas, como se fossem livros tombados. Embaixo do logotipo há a inscrição: educação e consultoria. Fim da descrição.

Virgilio Santos, cofundador da FM2S (Crédito: Divulgação)

“Tínhamos um antigo sonho de criar uma empresa que colocasse a teoria acadêmica em prática. Após as primeiras consultorias, conquistas e percalços, colocamos a mão na massa e ofertamos o Green Belt, com certificação reconhecida internacionalmente. Foi um divisor de águas: o curso traz conhecimentos da metodologia Lean Seis Sigma, uma das mais solicitadas no mundo, com vantagens como diminuição de custos, eliminação de problemas e melhora de processos e serviços ao cliente”, pontua Virgilio.

A partir deste momento, a startup desenvolveu outros treinamentos, inclusive todos do Lean Seis Sigma – do White ao Master Black Belt –, e mais de 80 outros, nas áreas de Gestão de Processos, Visualização de Dados, Gestão de Projetos e Carreira e Liderança.

Ao ampliar o leque de atuação, a FM2S também aumentou o time e a rede de colaboradores e seguiu com seu propósito: possibilitar que o aluno consiga sair de uma aula já aplicando o conhecimento.

“Hoje, 98,62% dos 200 mil alunos ativos na plataforma estão empregados, e o acompanhamento feito pela própria ferramenta detectou que, nos últimos três meses, 50% deles tiveram promoções”, comemora Murilo, que ocupa o cargo de diretor de Educação da FM2S.

Para o futuro, a empresa que é considerada uma filha da Unicamp pela origem dos sócios, traz perspectivas que envolvem parceria com universidades, como a própria Unicamp, para continuar o desenvolvimento de seu algoritmo de machine learning, buscando padrões para demais áreas do conhecimento.

Inovação, educação e tecnologia precisam caminhar juntas para oferecer muito mais do que cursos esparsos; o foco é promover um real desenvolvimento de pessoas, apoiando a carreira dos futuros profissionais do País”, finaliza Murilo.

Ecossistema empreendedor da Unicamp

Logo Unicamp Ventures com o escrito e um arco com degradê do verde ao azul. Fim da descrição

Essa matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que fazem parte do ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas desse ecossistema. Saiba mais e se cadastre em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/