Equipe com tecnologia da Unicamp vence 2 categorias do programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio”

O programa de desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre pesquisadores é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e tem apoio da Inova Unicamp.

Texto: Bruna Mozer | Imagem: Reprodução FFCi

Um modelo de negócio para área de sensoriamento, baseado em tecnologia protegida da Unicamp no campo da Física, venceu a  3ª edição do “Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio em duas categorias. A final foi realizada nesta quinta-feira (22/9), em formato online. Seis trabalhos selecionados foram apresentados por meio de um pitch a uma banca de especialistas.  O projeto “Biossensor Óptico integrado, método de detecção e usos do biossensor” conquistou a banca de jurados na modalidade “Melhor Modelo de Negócios” e levou ainda o voto popular. 

O programa Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio é uma realização da Fundação Fórum Campinas Inovadora e tem como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras entre pesquisadores para que apresentem resultados de seus estudos para o mercado.

O projeto “Biossensor Óptico integrado, método de detecção e usos do biossensor”, elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de uma tecnologia desenvolvida no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW-Unicamp) e protegida com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, recebeu um prêmio de R$4,5 mil oferecidos pela FFCi.

O grupo também ganhou consultoria jurídica, com foco na formatação da empresa, oferecida pela empresa-filha da Unicamp e patrocinadora do evento, Alcance Innovation Consulting, e poderá usar o espaço Mescla por três meses (coworking, laboratório de fabricação digital e ferramentas com assessoria técnica para utilização dos equipamentos) e participar do Programa de Aceleração da PUC-Campinas. 

Luís Alberto Barêa, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar,  e um dos membros da equipe vencedora, agradeceu pelo resultado. “O programa é excelente e nos ofereceu um aprendizado enorme”. Durante o programa, os participantes receberam treinamentos de Lean Canvas e Pitch, passaram por mentorias individuais e avaliação. Neste ano, foi possível inscrever o trabalho em equipe e individualmente.

Além do “Biossensor Óptico”, o projeto “Transform IA”, liderado pelo mestrando Valdemir Sales Matias Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi vencedor na categoria “Modelo de negócios destaque na área de Energia e Petróleo​”. Ele recebeu prêmio de R$4,5 mil oferecido pelo Cepetro (Centro de Estudos de Energia e Petróleo), da Unicamp. “Esta área, de energia e petróleo, realmente merece atenção. Estou muito feliz com a conquista e de aproximar meu projeto de possíveis parceiros”, afirmou o mestrando Matias Júnior. 

Conheça os projetos vencedores

Clique aqui para conhecer os projetos finalistas

Biossensor Óptico integrado, método de detecção e usos do biossensor

A base desse produto/serviço é uma patente de titularidade da Unicamp e com três inventores dessa equipe. A tecnologia trata de um biossensor óptico integrado formado pelo acoplamento de um disco e um anel, que permite monitorar, com reduzida dependência da temperatura, modificações em qualquer substância, seja ela química ou biológica, colocada sobre a área exposta do disco. Os inventores propõe fabricar centenas desses biossensores num chip de poucos mm2, viabilizado por Fotônica de Silício, e integrar esse chip em um módulo de teste portátil e de baixo custo. O denso arranjo de biossensores, combinado com processamento analógico e técnicas de inteligência artificial, permitirá “treinar” o chip na fábrica em aprendizado de máquinas para detectar traços de agentes alvos. Com isso, elimina-se complexos processos de funcionalização e o uso de equipamentos periféricos caros, permitindo uma tecnologia inovadora para aplicação no monitoramento do meio ambiente.

Transform IA

Plataforma com conceito de gêmeo digital, que agrega um conjunto de ferramentas baseadas em técnicas de investigação operacional, inteligência artificial, e gestão da informação, possibilitando a extração e gestão de novo conhecimento relativo ao ciclo de vida de transformadores de potência. A tecnologia proposta faz análise avançada de dados de operação de transformadores de potência, aplica algoritmos de inteligência artificial e machine learning, carrega a abordagem que integra engenharia, ciência de dados e especificidades das redes elétricas de operação para o diagnóstico e prognóstico de transformadores de potência. Utilizará produtos disponíveis no mercado para monitoramento on-line e obtenção de dados de transformadores de potência, buchas e disjuntores. Dados como temperatura, corrente, tensão, condição do óleo isolante do transformador com DGA (Dissolved Gas Analysis) para controle das condições que poderiam acarretar interrupções de energia não agendadas.

Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio

O programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio” é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora. Tem patrocínio da Vilage Marcas e Patentes, BRA Certificadora, Mescla, Alcance Innovation Consulting e parceria da Cepetro (Centro de Estudos de Petróleo) e Venture Hub. Apoiadores: Plataforma Mentorar, Agência de Inovação Inova Unicamp, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Campinas Tech, Fundepag, Conexão F., CNPEM, Puc-Campinas, ITAL, Instituto Biológico e LIF (Laboratório Integrado de Fotônica da Unicamp).