Empresas-filhas da Unicamp faturaram juntas R$ 19,3 bilhões em 2022

Foto do logo da Inova Unicamp com a professora Ana Frattini e o professor Renato Lopes nas pontas
São mais de mil empresas-filhas ativas que empregam diretamente quase 45 mil pessoas. Os dados são do mapeamento anual realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

Texto: Kátia Kishi | Foto de capa: Pedro Amatuzzi

As empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alcançaram juntas o faturamento anual de R$ 19,3 bilhões, o que representa um aumento de 20,6% em relação ao ano de 2021. O aumento veio acompanhado da ampliação de 14,5% no número de empregos diretos oferecidos pelas 1.061 de empresas-filhas ativas no mercado, indo de 38.315 para 44.624 empregos.

Esses são alguns dos dados disponibilizados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que fará o lançamento completo do Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2022, para download em seu site, na quinta-feira (20). O documento reúne análises e resultados consolidados do mapeamento anual que a Inova realiza a fim de conhecer e mensurar o impacto gerado pelos empreendimentos cujos sócios fundadores são alunos, ex-alunos, docentes ou funcionários de toda Universidade, conforme explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Agência.

“O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp de 2022 nos trouxe excelentes notícias sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Unicamp, como a progressão na geração de emprego e renda por empreendimentos que surgiram da nossa comunidade. São empreendedores que passaram pela Unicamp e hoje levam o conhecimento adquirido em sua formação acadêmica e profissional para as empresas que lideram”, comemora Frattini.

Foto de um homem asiático e um homem branco

Mikio Kawai Júnior e Marcelo Davanzo, sócios fundadores do Grupo Safira – Divulgação Safira

Ao todo, a Inova já mapeou 1.293 empresas do ecossistema empreendedor da Unicamp. Na comparação com o ano anterior, destaca-se um aumento de 162 novas empresas cadastradas. Das novas empresas cadastradas, a maioria foi fundada nos últimos três anos e juntas somam o faturamento de R$ 148,8 milhões, com geração de 1.092 empregos diretos.

Segundo a diretora-executiva da Inova, a maior parte do aumento no número de empreendimentos do ecossistema consiste de micro ou pequenos negócios próximos da Universidade. Por outro lado, o destaque no aumento de empregos e renda veio das empresas de grande porte com faturamento na faixa de mais de 300 milhões de reais.

Uma dessas empresas de grande porte é o Grupo Safira, que atua no setor de energia e desde 2020 fatura mais de R$ 1 bilhão. O Grupo está no mercado há 14 anos e foi fundado pelos ex-alunos Mikio Kawai Júnior, mestre em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp e doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp, e Marcelo Davanzo, bacharel em Economia pelo IE Unicamp.

A empresa-filha vem escalonando seu negócio com foco em energias renováveis, especialmente energia solar, além de integrar programas em parcerias com startups a fim de promover a inovação aberta na empresa, para o desenvolvimento de novas soluções no setor. Segundo os fundadores, esse gradativo crescimento da empresa está afetando positivamente seu faturamento.

“Temos um crescimento consistente e gradual desde 2008. Mesmo com a pandemia da covid-19 vimos a empresa crescer e alcançar, em 2020, um faturamento superior a um bilhão de reais. E a Unicamp foi um marco importante na nossa história, tanto pela formação que me ofereceu quanto pelos contatos para recrutar talentos da Universidade para trabalharem no Grupo Safira”, comenta Kawai Jr.

Hoje, a empresa-filha tem sede em Barueri, São Paulo, e outras três unidades de serviço que englobam o mercado brasileiro e chileno. Ela emprega diretamente 120 pessoas e investe em iniciativas de ASG (Ambiental, Social e Governança), com atividades que visam o impacto na economia familiar, geração de empregos em regiões carentes e responsabilidade ambiental com a geração de energia limpa.

O Relatório completo será lançado dia 20/10

Esses são alguns dos dados destacados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp deste ano. O Relatório completo reúne todos dados gerados pelo mapeamento anual realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

É possível se aprofundar nesses dados e acessar outros resultados como investimento, internacionalização e relacionamento com outras empresas-filhas e a Unicamp no Relatório completo, que estará disponível para download em formato ebook no dia 20/10 (quinta-feira): www.inova.unicamp.br/biblioteca

Sobre a Inova Unicamp

A Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade e atende a todos os campi. A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003, com o objetivo identificar oportunidades e promover atividades que estimulam a inovação e o empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

A Agência apoia a comunidade na proteção da propriedade intelectual da Unicamp, na transferência de tecnologia, na consolidação de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento com o setor empresarial e no fomento ao empreendedorismo com sua incubadora e programas de relacionamento institucional e capacitação.

Para saber mais, acesse os serviços em: www.inova.unicamp.br