JTV | Estudantes valinhenses do Senai participarão da final do Inova Jovem 2022

Foto colorida de cinco jovens estudantes do Senai, sendo 3 mulheres e 2 homens, todos brancos, com camiseta branca de uniforme. Ao fundo um letreiro em cores vermelho e azul. Fim da descrição.
Evento será aberto ao público de forma virtual, sendo realizado no dia 27 de outubro, às 15h

Trazendo orgulho para Valinhos, estudantes do Senai da cidade participarão da final do Programa Inova Jovem, que acontece no dia 27 de outubro, às 15h. A competição foi criada em 2014 pela Agência Nacional de Inovação Inova Unicamp. Inscreva-se gratuitamente e assista a final do evento.

O objetivo do programa é incluir o empreendedorismo como carreira para os jovens.

Serão seis times na final, com duas categorias para a disputa: Avaliação da Banca e Voto Popular. A primeira é o prêmio principal da competição, que dará mil reais em dinheiro para cada membro da equipe, além de uma bolsa de ingês com 18 meses de duração na escola NewCastle Idiomas.

Já o segundo prêmio é escolhido pelos participantes que estarão vendo o evento virtualmente, eles irão realizar a votação ao vivo para o time favorito, vencendo com o melhor pitch, na categoria Voto Popular.

Esse ano foram mais de 564 inscritos na competição, um recorde com as edições sendo realizadas virtualmente, com escolas de todo o Brasil. Já são mais de um mês e meio com atividades de capacitação em empreendedorismo de impacto.

A equipe “Four Pet” com as três estudantes valinhenses, tem mais dois integrantes, são eles:

• Beatriz Stopiglia Vicente, aluna do 3° do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI), de Valinhos;
  • Emanuella de Souza Balarin, aluna do 3° ano da escola SESI, de Valinhos;
  • Geovanna Bagni, aluna do 3º ano do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Campinas;
  • Marcos Vinícius Ribeiro Lopes, aluno do 3º ano do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Campinas;
  • Ramon Oliveira dos Santos, aluno do 3º ano do Colégio Ideal, de Santa Bárbara d’Oeste.

O Jornal Terceira Visão procurou a equipe para que eles pudessem realizar uma declaração sobre o orgulho na conquista e como a educação pode mudar vidas.

Para os interessados em assistir, a final do evento será aberta ao público e remota. As inscrições podem ser feitas através do link – https://us02web.zoom.us/webinar/register/7316651652511/WN_5kR2w3npSfWVbRXDGECiXQ.

Segue a íntegra com as duas perguntas feitas para os estudantes:

Qual a sensação de cada um em participar do Inova Jovem?

Geovanna: É uma sensação muito gratificante, principalmente por termos passado para a fase final.

Emanuella: Me senti muito feliz, empolgada e grata, pois foi algo de muito trabalho que rendeu resultados. É um projeto que eu vejo futuro, já que a ideia é curar uma dor, também sendo inovador. Eu sei que o Inova Unicamp me dará muitas oportunidades no futuro e o que eu mais almejo é adquirir maior experiência na área.

Beatriz: Eu fico muito feliz, muito orgulhosa, foi um trabalho árduo mas que no final está nos trazendo muitos resultados positivos, a ficha demorou a cair, mas foi uma sensação incrível.

Marcos: Eu acho incrível, uma oportunidade que pode mudar os planos da equipe pra melhor. Que da mais vontade de crescer nosso trabalho

Ramon: É uma sensação incrível, estou muito feliz pelo nosso trabalho e dedicação, e estamos colhendo frutos do nosso esforço

Para o grupo, qual a importância da educação?

Para o grupo a educação faz com que você crie o senso crítico para opinião própria, auxilia na capacidade de se relacionar com as pessoas e consegue mudar o mundo. Além de ser um direito de todos pois é um direito humano básico.

Matéria original publicada em Jornal Terceira Visão Valinhos.