Bolsista da Agittec realiza visitas técnicas em ambientes de inovação de São Paulo para conhecer suas políticas de valoração

Foto da fachada do prédio Incamp com placas com logos da Incamp, do Parque Científico e Tecnológico e da Inova Unicamp

Texto: Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação da Agittec

O bolsista da Agittec, Alberto Granzotto realizou visitas técnicas em ambientes de inovação em São Paulo na última semana. Na quinta-feira (10/11), Alberto esteve na Inova, a agência de inovação da Unicamp, e foi recebido por Pedro Vitor Rocha, agente de Transferência de Tecnologia. No dia seguinte, sexta-feira (11/11), o bolsista foi à Auspin, a Agência USP de Inovação, recepcionado pelo Alexandre Venturini, diretor técnico de Transferência de Tecnologia da agência. 

O objetivo da visita foi compreender como é a política de valoração das agências nas quais visitou. A estrutura da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual da Agittec se divide em três núcleos: a propriedade intelectual, o núcleo de apoio a projetos e a prospecção e valoração. Dentro deste último núcleo, ainda há o desenvolvimento de uma estrutura através de uma série de políticas, mecanismos e instrumentos para consolidar uma política de valoração na Agittec. “Busquei conhecer como eles fazem e entendem o processo de valoração de uma tecnologia”, completa Granzotto.

A Agência de Inovação da Unicamp (INOVA) foi criada em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Desde sua criação, a Inova tem mais de 1276 patentes vigentes, 197 contratos de licenciamentos em vigor – sendo 129 apenas em 2021 -, e 1293 empresas-filhas cadastradas.

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, é responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada em 18 de fevereiro de 2005

O processo de valoração de tecnologias são mecanismos de mensuração financeira e econômica das tecnologias que serão utilizados como instrumentos de negociação juntos a empresas interessadas no processo de transferência de tecnologia. Ao visitar os dois centros de inovação, a Inova e Auspin, pode-se notar algumas diferenças na forma que o processo de valoração é feito destes dois ambientes em comparação a Agittec.

“Como principais diferenças observadas no processo de  valoração de tecnologias, a Inova, diferentemente da AGITTEC valora suas tecnologias que, além de acompanhar o processo desde comunicados de invenção bem como até a formalização contratual também é responsável pelo processo de valoração”, relata Alberto.

Já na Auspin, o bolsista diz que as principais diferenças observadas no sistema de valoração se comparado a AGITTEC é que a Auspin terceiriza este processo, buscando por meio de consultorias externas auferir o valor das tecnologias a serem transferidas.

Após as visitações, Alberto aponta algumas políticas que poderão ser implementadas junto ao Núcleo de Prospecção e Valoração da Agittec, como: geração de Banco de Dados contendo informações chaves sobre as tecnologias transferidas; definição de Taxas de Acesso; definição de Taxas de Royalties médios e mínimo; criação de Road Shows de Tecnologias e definição de Diferenciais Competitivos de tecnologias.

Matéria original publicada em AGITTEC.