Pesquisadores da Unicamp recebem Prêmio Inventor Petrobras

Imagem do troféu em acrílico que tem formato triangular em cores degradê do azul escuro ao branco e com as inscrições: Petrobras: Prêmio Inventor 2022. Fim da descrição.
Nas últimas três edições da premiação, 19 inventores da Unicamp foram reconhecidos pelo desenvolvimento de 4 tecnologias inovadoras.

Texto: Ana Paula Palazi

Uma equipe composta por um docente e três alunos de pós-graduação do Centro de Estudos do Petróleo (CEPETRO) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi homenageada no Prêmio Inventor 2022 da Petrobras. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (16), no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) no Rio de Janeiro. Entre os premiados está o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-Unicamp), Marcelo Souza de Castro, que já havia recebido o troféu em 2020.

O grupo da Unicamp desenvolveu um sistema inovador para quantificar escoamentos multifásicos (líquido e gasoso) de forma indireta que pode auxiliar na medição de poços profundos de petróleo. A tecnologia é fruto de projeto de cooperação tecnológica desenvolvido com a Petrobras e teve a patente depositada, em 2021, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A premiação anual da Petrobras está em sua 22ª edição e reconhece a expertise técnica, a competência e o espírito colaborativo dos inventores que desenvolveram soluções e projetos que resultaram em pedidos de proteção, contribuindo para a inovação no setor de óleo e gás da empresa brasileira. Neste ano, foram contemplados 119 depósitos de patentes e 536 pesquisadores.

Edições anteriores do Prêmio Inventor Petrobras

A Unicamp também esteve presente nas últimas duas edições do Prêmio Inventor da Petrobras – que ocorreram em formato reduzido nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19 – , com outras três tecnologias protegidas com estratégia da Agência de Inovação Inova Unicamp. Os troféus e certificados dessas edições foram entregues por correio para os premiados entre os meses de agosto e outubro deste ano.

No total, seis docentes, dez alunos de graduação e pós-graduação e três pesquisadores ligados à Unicamp foram premiados nos últimos 3 anos, além de pesquisadores parceiros. Entre os laureados está a professora da Faculdade de Engenharia Química, Ana Frattini, atual diretora-executiva da Inova Unicamp. “É uma alegria ter a Unicamp entre os premiados em mais um ano do Prêmio Inventor da Petrobras, esse reconhecimento coroa um intenso trabalho de todos os envolvidos”, disse.

Conheça as tecnologias e inventores premiados pela Petrobras:

2022: Método e sistema para medição de características de um escoamento Multifásico

A presente invenção se refere a método e sistema para medir características de um escoamento multifásico a partir de sinais de vibração estrutural.  A área tecnológica de aplicação é a área mecânica, mais precisamente as áreas de mecânica dos fluidos e vibrações, voltadas para a obtenção de características de um escoamento multifásico, como padrão de escoamento, frações das fases, velocidades, etc., de forma indireta, a partir de sensores não invasivos.

Inventores: Marcelo Souza de Castro (FEM-Unicamp), Juliana Rangel Cenzi, Charlie Van Der Geest, Daiane Mieko Iceri, Bernardo Pereira Foresti (Petrobras), Adriano Todorovic Fabro (UnB), Marcos Pellegrini Ribeiro (Petrobras), Daniely Amorim Das Neves (UnB), Pedro Henrique De Melo Casado Matos (UnB) e Saon Crispim Vieira (Petrobras).

2021: Composição de fluido ácido divergente para estimulação de reservatório por acidificação matricial

A invenção é uma composição de fluído ácido divergente para uso na estimulação de poços de petróleo durante sua exploração, denominada Quovadis. O invento é utilizado durante a acidificação matricial, com a função de melhorar o rendimento de processos de estimulação de poços em regiões de difícil acesso. Além de remover danos permanentes na formação ao redor do poço, possibilitando maior abrangência do tratamento e consequentemente um maior aproveitamento do tratamento.

Inventores: Edvaldo Sabadini (IQ-Unicamp), Renato Nunes De Souza, Manazael Zuliani Jora, Matheus Da Silva Barbosa e Carlos Speglich (Petrobras)

2020:Sistema ultrassônico não intrusivo de medição e caracterização de escoamentos bifásicos

A tecnologia apresenta um sistema de medição e caracterização de escoamentos bifásicos com técnica ultrassônica, voltado principalmente para aplicações de monitoramento de escoamentos (líquido e gás) comuns na produção e transporte de hidrocarbonetos em indústrias de petróleo e gás. O método permite identificar e caracterizar os padrões de escoamento pistonado e bolhas dispersas de forma não intrusiva, com baixas restrições de instalação e operação.

Inventores: Ana Maria Frattini Fileti (FEQ-Unicamp), Valdir Estevam (FEM-Unicamp), Alberto Luiz Serpa (FEM-Unicamp), Maurício De Melo Freire Figueiredo, Felipe De Castro Teixeira Carvalho.

2020: Aparato gerador de espumas de petróleo

Trata-se de um equipamento gerador de espumas por processo de descompressão de óleo pressurizado contendo algum tipo de gás dissolvido na matriz líquida. A presente invenção pode ser aplicada para auxiliar o controle na área de processos químicos e petroquímicos, mais especificamente na produção de petróleo ao simular condições de formação de espuma em condições adversas e possibilitar o desenvolvimento de metodologias mais eficientes na produção de petróleo.

Inventores: Marcelo Souza de Castro (CEPETRO-Unicamp), Cesar Costapinto Santana (FEQ-Unicamp), Vanessa Cristina Bizotto Guersoni, Carlos Eduardo Perles, André Blumer Sanchez, Natache Do Socorro Dias Arrifano Sassim, Elói Monteiro Dos Santos, João Batista Vianey Da Silva Ramalho (Petrobras), Osvaldo Karnitz Junior (Petrobras).