Rápido no Ar | Inova Jovem: projeto vencedor usa inteligência artificial para apoiar profissionais da psicologia

Imagem de jovens estudantes do Cotil de Limeira ao lado do professor. Ao fundo, uma parede florida e uma placa onde lê-se Universidade de Waterloo. Fim da descrição.

Texto: Leticia Viganó | Foto: Arquivo Pessoal

A equipe Psicopatolog, composta por cinco alunos do Colégio Técnico de Limeira (COTIL), foi a grande vencedora do Inova Jovem 2022, que aconteceu nesta quinta-feira (27). O evento é uma organização anual da Agência Inovação Inova Unicamp.]

O projeto consiste em um aplicativo de inteligência artificial para apoiar profissionais que atuam na área de psicologia. A ferramenta criada pelos alunos Enzo Torresendi, Karen Kuga, Pedro Quintans, Pedro Marchi e Vinícius Laureano, analisa as expressões faciais dos pacientes, durante as sessões de terapia, gerando diversos dados e gráficos para o entendimento das emoções, e comparativos com os resultados do Self-Reporting Questionnaire, um teste desenvolvido pela OMS para avaliação de sofrimento mental. A proposta ainda está em fase de validação.

O Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo para jovens do ensino médio e técnico do país. A 9ª edição do programa seguiu o formato online dos dois anos anteriores com a finalidade de aumentar a abrangência nacional.

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, apresentou os dados gerais da competição e comemorou os resultados obtidos em 2022.
“Esse ano tivemos 566 participantes inscritos, divididos em 133 times, que eram de 7 estados do Brasil mais o Distrito Federal, com cerca de 100 escolas diferentes de 73 cidades. Se formos contabilizar não temos duas escolas por cidade em média, então é uma competição muito espalhada, isso nos enche de orgulho, em ver que estamos afetando um público além da nossa região”, afirma Lopes.

Fábio Pagani, empreendedor em série, Rafael Davini, fundador e CEO da FNO, e Roseane Ramos, fundadora e CEO da Match It e nova presidente do grupo Unicamp Ventures formaram a banca avaliadora deste ano.

Os seis times finalistas que apresentaram seus pitches para a banca avaliadora e para o público presente também concorreram em outra categoria, a do Voto Popular.

A equipe Polícia Fácil, composta pelos estudantes Sofia Sanchez, Amanda Garcia, Helena Blandy, Júlia de Oliveira e Marina Pedro, do Colégio Poliedro, de Campinas, foi a vencedora dessa categoria. A equipe foi escolhida pelos participantes online que avaliaram as apresentações dos times.

O projeto trouxe uma proposta de gamificação para acesso a informações imparciais e atualizadas sobre atores políticos do país. O objetivo da plataforma Política Fácil é concentrar informações filtradas, num mesmo local, para reduzir o cenário de polarização e de notícias falsas. Além disso, o projeto busca incentivar jovens de 12 a 21 anos a conhecerem as propostas e pautas dos políticos de suas regiões, em uma linguagem direcionada a esse público-alvo.

Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp como uma competição de empreendedorismo de impacto social, o Programa Inova Jovem busca capacitar alunos de colégios técnicos e do ensino médio regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. O objetivo da competição é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios.

Matéria original publicada em Rápido no Ar.