Sistema de buscas e proteção tecnológica foi tema de evento na Unicamp

Participantes do User Meeting posam para foto. São mais de 30 pessoas posicionadas lado a lado na escadaria no Instituto de Geociências da Unicamp. Fim da descrição.
Encontro promovido pela Axonal e Questel teve palestras da Inova Unicamp sobre gestão da proteção da propriedade intelectual, parcerias e usos da ferramenta Orbit 

Texto e foto: Ana Paula Palazi  

A proteção da propriedade intelectual e a prospecção de parcerias com o setor empresarial têm um papel fundamental na inovação dentro das universidades e também do país. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, é referência no Brasil nessas pautas desde 2003, quando foi criada a sua Agência de Inovação Inova Unicamp,. Com mais de mil patentes ativas e um fluxo contínuo de análise de comunicações de invenções, a Unicamp é a maior usuária entre as universidades do país do Questel Orbit, um sistema de buscas na área de informações tecnológicas.

Na última semana, a Unicamp sediou o primeiro encontro presencial de usuários especialistas na ferramenta de 2023. O Questel Orbit User Meeting foi realizado no auditório do Instituto de Geociências (IG-Unicamp) com a participação de agentes de Propriedade Intelectual e Inovação de mais de 35 empresas, startups, outras universidades, fundações e centros de pesquisa do país, – como WEG, Petrobras, 3M, Embraer, Braskem, Suzano, UFU, CNPEM, Fiocruz, Embrapa, Instituto Albert Einstein, IFSP, Fundepag entre outros. 

O evento foi conduzido por Henry Suzuki, agente da Questel Orbit no Brasil, produtora do sistema Orbit, e sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. “A Unicamp é a única Universidade, hoje, com um acesso tão grande ao Orbit e, para nós, que trabalhamos com inovação, é uma referência”, disse Suzuki. O encontro para apresentação de novidades do sistema, networking e troca de experiências contou com sessão de benchmark da supervisora de transferência de tecnologias da Inova Unicamp, Beatriz Hargrave, que apresentou o trabalho que vem sendo desempenhado pela Inova Unicamp na gestão da propriedade intelectual e parcerias da Unicamp. 

“A Inova Unicamp gerencia um portfólio extenso de tecnologias da Universidade e nossa missão, mais do que proteger a propriedade intelectual desenvolvida na Unicamp, está em prospectar parcerias e criar oportunidades para que essas tecnologias, de fato, cheguem ao mercado e impactem a sociedade, mantendo o ciclo da inovação. O sistema Orbit é uma importante ferramenta disponível para a comunidade Unicamp e pode ser utilizado para busca de anterioridade, bem como investigação de panoramas tecnológicos e busca de parceiros para transferência de tecnologia”, disse Hargrave.

O encontro também contou com a presença da supervisora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, Elisama Campelo, e do analista de propriedade intelectual da Inova, Bread Cruz, que compartilharam dicas sobre a aplicação da ferramenta para busca e análise de informações usadas nas comunicações de invenção, redação de patentes e gestão do portfólio de tecnologias da Universidade, bem como para negócios de base científica. 

O Orbit é usado na Unicamp, há dez anos, para buscar informações estratégicas que possam embasar a redação de patentes, a proteção tecnológica e auxiliar na prospecção de parcerias. A ferramenta permite o acesso a informações de publicações de patentes em mais de 90 países, com recursos avançados de visualização, exportação e análises de grandes conjuntos de informações. 

A parceria entre a Unicamp e a Questel Orbit permite ainda que o sistema seja acessado por docentes, alunos, pesquisadores e funcionários da Universidade. “Um dos nossos propósitos é fortalecer a cultura da proteção da propriedade intelectual incentivando que os pesquisadores da Unicamp conheçam e disseminem o uso do Orbit em seu dia a dia”, explicou Campelo. 

Segundo a supervisora de propriedade intelectual, docentes, alunos e pesquisadores costumam conhecer com maior frequência os mecanismos de busca de artigos científicos. Entretanto, a pesquisa em bases de patentes também pode ajudar a direcionar estudos e ampliar as chances dos resultados de uma pesquisa da Unicamp serem patenteáveis

“Disponibilizamos em nosso formulário de Comunicação de Invenção um campo para os inventores da Unicamp indicarem buscas prévias em bancos de patentes. O fortalecimento dessa cultura promove pesquisas e comunicações mais robustas, com maiores chances de gerar inovação, além dos próprios pesquisadores irem incorporando quais resultados de pesquisas podem gerar uma patente, know-how, cultivar ou software protegidos”, finalizou Campelo.

Como proteger uma invenção desenvolvida por pesquisadores da Unicamp?

Para solicitar a proteção de uma invenção desenvolvida na Unicamp ou em que a Universidade foi parceria, é preciso preencher o formulário de Comunicação de Invenção, disponível no site da Inova Unicamp. A Inova é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, segundo a Política de Inovação da Unicamp. Ela é responsável pela avaliação estratégica sobre o tipo de proteção a ser empregada para que os resultados de pesquisas desenvolvidas na Unicamp promovam a inovação. A Inova Unicamp também é responsável pela oferta, negociação e licenciamento de tecnologias e apoia docentes e pesquisadores na formalização de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre a Unicamp e outras universidades, instituições públicas ou empresas.

 

Confira as fotos do evento aqui.