Inova Unicamp participou de mesa-redonda sobre inovação e empreendedorismo durante XVII EnCPpos do IMECC

A Agência de Inovação da Unicamp destacou a importância da proteção da propriedade intelectual, os caminhos para a transferência de tecnologias e criação de empresas de base científica e tecnológica.

Texto e fotos: Brener Pompêo 

No dia 11 de abril, a Inova Unicamp participou do XVII Encontro Científico de Pós-Graduandos do IMECC (EnCPos), realizado de modo presencial no prédio principal do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. 

Durante o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu uma mesa-redonda sobre inovação e empreendedorismo, com destaque para temas como a proteção de tecnologias, oportunidades para o desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica, e a experiência no mercado de uma empresa-filha da Unicamp, que tem entre seus fundadores um ex-aluno do IMECC.

ASupervisora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Elisama Campelo, destacou a importância da proteção da propriedade intelectual e como ela se relaciona com diferentes campos. A propriedade intelectual está relacionada a direitos que protegem resultados da atividade humana, incluindo invenções, patentes, softwares, marcas, cultivares e desenhos industriais. 

Para proteger resultados de pesquisas, é necessário atender aos requisitos como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. A Inova auxilia os inventores da Unicamp em todo o processo, desde a análise e redação da patente ao licenciamento. E tudo começa com a comunicação de invenção

“Proteger a tecnologia é importante para garantir o desenvolvimento da inovação e para a geração de valor econômico e social”, disse Elisama. A proteção garante que numa eventual aplicação da tecnologia parte dos ganhos  seja revertida aos inventores, à Universidade e à Inova, para o investimento em novas pesquisas e manutenção da cultura de proteção. 

A Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, enfatizou as iniciativas tomadas pela agência nos últimos anos em relação ao empreendedorismo e as oportunidades disponíveis para alunos interessados na área. “Disponibilizamos conteúdos e toda orientação sobre o licenciamento da tecnologia e como dar sequência em seu negócio”, afirmou Mariana.

A Inova oferece programas, promove eventos e cursos para docentes, alunos  de graduação, pós-graduação e pessoas interessadas no tema, com o objetivo de ajudá-los a desenvolver habilidades empreendedoras e se prepararem para criar suas próprias empresas. 

“Nosso objetivo é ajudar a transformar o conhecimento em inovações em processos, produtos ou serviços comercializáveis”, ressaltou Mariana.

Experiência empreendedora

Durante a mesa-redonda, Elber Laranja, cofundador da Antecipa Fácil, reforçou a importância do empreendedorismo como forma de resolver problemas para clientes internos e externos dentro de uma empresa existente. Como afirmou Laranja: “o empreendedorismo pode ser buscado dentro de uma organização, identificando pontos problemáticos e criando soluções inovadoras”. 

Ele compartilhou sua experiência como empresário e contou como identificou a necessidade de uma plataforma como a Antecipa Fácil para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas a financiamento e antecipação de recebíveis para manutenção do capital de giro.

Laranja também comentou sobre a importância de se criar um plano de negócios, mesmo que não se planeje abrir uma empresa. “Um plano de negócios pode abrir a mente para novas possibilidades e identificar pontos problemáticos em um mercado em constante evolução”, disse. 

Segundo Laranja, antes de investir em uma ideia de negócio, é fundamental entender se o problema que está sendo abordado é comum a um grande grupo de pessoas ou apenas a um pequeno grupo disposto a pagar pela solução. Para ele, as ineficiências do mercado brasileiro são um incentivo para que empreendedores identifiquem problemas e criem oportunidades.

Proteção da Propriedade Intelectual

A Inova Unicamp é o órgão responsável na Unicamp pela análise estratégica e solicitação da proteção da propriedade intelectual de tecnologias geradas a partir de pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em que a Unicamp esteja envolvida. Entre os serviços oferecidos estão: