Mulheres representam 40% dos inventores da Unicamp

Palestrantes e convidados reunidos para tirar foto no prédio Anexo

Texto: Brener Pompêo | Foto: Ana Paula Palazi

A Agência de Inovação Inova Unicamp divulga dados sobre a participação feminina no ecossistema de inovação da Universidade e abre inscrições para o Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual voltado para os alunos da pós-graduação.

As mulheres representam 40% do número de inventores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estão envolvidas em 60% dos pedidos de patente da Unicamp depositados ou concedidos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O levantamento atualizado foi divulgado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão responsável pela gestão da Propriedade Intelectual da Universidade, durante evento presencial realizado no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que reuniu professores, pesquisadores, empreendedores e parceiros da Unicamp.

A Unicamp possui cerca de 2.500 inventores envolvidos em 1.108 tecnologias que tiveram pedido de proteção depositado no Brasil, com estratégia da Inova Unicamp, até março de 2023. Desse total, 674 tiveram pelo menos uma inventora envolvida e em 6% dos casos, submetidos à análise da Inova Unicamp, a solicitação foi feita exclusivamente por mulheres.

O dado foi apresentado por Elisama Campelo, Supervisora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, em encontro organizado em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no último dia 26 de abril. “A contribuição feminina é significativa no desenvolvimento de inovações e com esse evento, alinhado à campanha da Organização Mundial da Propriedade Intelectual queremos dar maior visibilidade e destacar o trabalho das inventoras da Unicamp e suas contribuições para o ecossistema de inovação”, disse.

Mulheres e Propriedade Intelectual

Desde o ano 2000 a data é lembrada com o objetivo de ampliar a compreensão geral sobre o papel que os direitos de propriedade intelectual desempenham no incentivo à inovação e criatividade. Em 2023, o tema foi “Mulheres e Propriedade Intelectual: acelerando inovação e criatividade”.

A diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini destacou a importância da liderança feminina nos programas desenvolvidos pela agência de inovação da Universidade, como o Prêmio Empreendedor da Unicamp – que conta, desde 2020 com uma categoria específica para premiar empreendedoras ligadas à Unicamp – e o programa Desafio Unicamp, que valoriza a participação feminina e incentiva a diversidade na competição de modelagem de negócios da Unicamp. “Temos muitas mulheres criativas e inovadoras na Unicamp e precisamos ampliar os espaços para que elas possam desenvolver todo o seu potencial”, comentou Ana Frattini.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2022, apenas 31% dos profissionais que trabalham em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla em inglês, STEM) no Brasil eram mulheres e dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) de 2021 mostram que somente 16,5% das patentes internacionais foram solicitadas por mulheres.

O aumento da participação feminina no sistema de propriedade intelectual beneficia toda a sociedade. Exemplo disso está na trajetória da professora aposentada da FEA-Unicamp, Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves. A pesquisadora é responsável por uma das principais tecnologias para redução de gorduras trans em alimentos industrializados no Brasil.

A tecnologia foi licenciada com exclusividade e é um exemplo de colaboração entre universidade e empresa para atender a uma demanda importante, além disso foi protegida em 12 países. Lireny também assina outras 2 patentes na área de óleos e gorduras, além de ter formado e incentivado muitas alunas. Por sua contribuição à proteção da propriedade intelectual e iniciativas voltadas à inovação na Unicamp, a Lireny foi homenageada com a entrega de uma placa de reconhecimento. “É um orgulho para mim ver o conhecimento científico e os resultados de nossas pesquisas sendo aplicados na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Uma dessas alunas foi Maria Cristina Nucci Mascarenhas, que hoje é empreendedora e aplica em sua empresa os conhecimentos apreendidos e desenvolvidos na Universidade. “Empreender foi uma trajetória longa, mas não desistimos”, disse. Fundadora da Noviga Partner, Mascarenhas licenciou a tecnologia da qual também é inventora e está prestes a fechar uma importante parceria para a produção de ingredientes inovadores, livres de gorduras trans e com redução de saturados, para a produção de alimentos mais saudáveis.

Programa de mentorias para alunos

A Inova Unicamp promoverá no mês de maio mais uma edição do Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual. O programa é voltado para os alunos da pós-graduação da Unicamp (especialmente alunos do mestrado e doutorado) com teses e dissertações em curso ou que foram defendidas nos últimos seis meses. As mentorias serão realizadas a partir de junho entre o horário de 9h a 17h de Segunda – feira a Quinta- feira via google meet. O agendamento deve ser feito até o dia 31 de maio e os interessados devem agendar as reuniões por meio de formulário eletrônico.

A iniciativa busca orientar os alunos da Unicamp sobre as possibilidades de transformarem suas pesquisas em patentes, explicando o processo e as possíveis estratégias para o licenciamento dessas patentes. É uma oportunidade para os estudantes que desejam obter informações sobre os caminhos para a proteção da propriedade intelectual, garantindo que os resultados de suas pesquisas sejam protegidos adequadamente.