Inova abre chamada para cadastro e atualização de empresas-filhas da Unicamp

O registro de empresas-filhas da Unicamp é gratuito e integra os empreendimentos na comunidade da Universidade. Neste ano, também está aberto um chamado para atualização de dados cadastrais.

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

 

Está aberta a chamada para o cadastro e atualização de dados das empresas-filhas da Unicamp, como são chamados os empreendimentos fundados por alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários, além daquelas que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas spin-offs acadêmicas.

A Agência de Inovação Inova Unicamp é responsável pelo gerenciamento dos cadastros e disponibiliza um formulário gratuito para registro em seu site, assim como a lista de todas as empresas-filhas da Unicamp cadastradas.  

Além do mapeamento e cadastro anual para novas empresas-filhas, também está disponível a possibilidade de atualização dos dados de empresas já cadastradas. Caso seja necessário alterar ou adicionar informações, acesse o formulário para atualizar os dados da sua empresa, como logo, descritivo, empregos diretos gerados e etc.

 

Como saber se a sua empresa é filha da Unicamp?

Para que uma empresa seja reconhecida como empresa-filha da Unicamp, é necessário que ela possua Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e tenha sido fundada por pessoas com algum vínculo passado ou presente com a Universidade, como alunos, ex-alunos, pesquisadores, docentes ou docentes aposentados, funcionários e startups incubadas na Incamp.  

Além disso, as chamadas spin-offs acadêmicas também são consideradas empresas-filhas da Unicamp. Essas são empresas de base tecnológica criadas com o objetivo de transformar pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos na Universidade em negócios.  

No ano de 2022, foram registradas 162 novas empresas-filhas, totalizando 1.293 empreendimentos cadastrados. Dentre essas empresas, 1.061 estão em atividade e atuam em diversas áreas do conhecimento, com destaque para o setor de Tecnologia da Informação. Juntas, essas empresas alcançaram um faturamento de 148,8 milhões de reais. Esses dados foram divulgados no último Relatório de Empresas-filhas publicado pela Inova Unicamp.

 

Por que fazer parte da comunidade de empresas-filhas?

Os empreendimentos que integram a comunidade de empresas-filhas da Unicamp, têm acesso a uma rede de apoio e podem participar de diversas atividades envolvendo parceiros, empreendedores e a comunidade acadêmica. Essas ações estão inseridas nas iniciativas da Inova Unicamp, que tem como objetivo impulsionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade.  

Fazer parte da comunidade de empresas-filhas da Unicamp traz diversos benefícios, e destacamos nove atividades que trazem impacto positivo aos negócios. Essas oportunidades são promovidas pela Inova Unicamp em parceria com o grupo de ex-alunos empreendedores chamado Unicamp Ventures (UV). Conheça as vantagens:

  1. Inclusão na lista de empresas-filhas da Unicamp: Ao ser comprovado o vínculo, a empresa estará na lista de empresas-filhas da Unicamp, disponível no site da Inova Unicamp. A lista pode ser filtrada por área de atuação e por Instituto ou Faculdade de origem. 
  2. Divulgação nas redes sociais da Inova: A Inova faz uma postagem de boas-vindas às empresas-filhas cadastradas através das redes sociais. 
  3. Compartilhamento de experiências: Possibilidade de publicar casos de sucesso ou reportagens no site Unicamp Ventures e Inova Unicamp, quando essas chamadas estão abertas.  
  4. Convites para eventos de relacionamento: A Inova Unicamp em conjunto com o grupo Unicamp Ventures promove eventos gratuitos com conteúdo e networking para empresas-filhas cadastradas. 
  5. Desconto no patrocínio de eventos do Unicamp Ventures: Benefício de desconto para empresas-filhas que patrocinarem eventos e webinares em parceria com o UV. 
  6. Convites para entrevistas: Oportunidade de ser entrevistado pela imprensa, com intermédio da assessoria da Inova Unicamp, ou pela produção de conteúdo da Unicamp. 
  7. Convites para o podcast: Participação exclusiva em um podcast de entrevistas para empresas-filhas da Unicamp. 
  8. Rede de negócios com outras empresas: Oportunidade de apresentar propostas e fechar negócios com outras empresas-filhas. 
  9. Participação no Prêmio Empreendedor: Premiação anual exclusiva para empresas-filhas da Unicamp cadastradas. 

 

Além disso, há outros benefícios que podem surgir ao se tornar uma empresa-filha da Unicamp. Acesse o site e preencha o formulário de cadastro gratuitamente