Inova Unicamp leva tecnologias da Universidade e soluções de empresas incubadas na Incamp para o Largo do Rosário

Pessoas da equipe da Inova em pé na frente de um pano gráfico com o logo Inova Unicamp, fim da descrição.
A Agência da Inovação e o Parque Científico da Unicamp integram agenda em comemoração aos 249 anos de Campinas no evento “Divulgação do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação”

Texto: Brener Pompêo e Ana Paula Palazi | Foto: Brener Pompêo

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp participam, nesta terça-feira (11), das 9h às 17h, da exposição “Divulgação do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizada no Largo do Rosário, em Campinas, em comemoração aos 249 anos da cidade. O evento inédito para a divulgação de pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos na região reúne mais de vinte Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no centro da cidade.

O estande da Inova apresentará seis tecnologias do Portfólio de Patentes e Softwares da Unicamp e duas soluções tecnológicas de empresas-filhas, sediadas no Parque da Unicamp, que estão no processo de Incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). Durante a exposição, o público poderá interagir com os inventores e empreendedores, tirando dúvidas e conhecendo o caminho para que as pesquisas desenvolvidas na Universidade se transformem em inovação para a sociedade.

Tecnologias da Unicamp

Entre as tecnologias está um software que classifica resinas plásticas. O programa otimiza a separação desses produtos no processo de reciclagem, a partir dos sons produzidos quando são amassados.

Outras tecnologias, selecionadas para a exposição, apresentam potencial para a produção sustentável de corantes naturais para alimentos a partir de frutas brasileiras, como o jenipapo, e de resíduos da produção da jabuticaba e da uva, dando novo destino a materiais que antes iam parar no lixo, como as cascas e o bagaço das frutas.

Os visitantes também poderão conhecer mais sobre duas novas tecnologias para o processo de destilação em biorrefinarias e purificação de produtos biotecnológicos em indústrias de alimentos, químicos, fármacos e cosméticos.

Incubação de empresas

Entre as startups incubadas na Incamp, a Autocoat levará seu equipamento recém-lançado para a produção de filmes ultrafinos. A técnica, aprimorada pela empresa durante sua incubação, permite que diferentes tipos de substâncias, como medicamentos e cosméticos, sejam inseridos nesses filmes, promovendo aplicações inovadoras para esses produtos. Um exemplo disso é um adesivo de anestesiamento bucal desenvolvido para dentistas pensando no público infantil.

A Plasmotech, uma outra startup incubada,  apresentará sua tecnologia de Plasma Frio. A solução pode ser aplicada para a conservação de produtos alimentícios embalados a vácuo, aumentando o tempo de prateleira e reduzindo a necessidade de conservantes, contribuindo para a segurança alimentar e redução de perdas na indústria.

A trajetória da empresa inclui a participação de seus fundadores no Desafio Unicamp 2020, uma competição organizada anualmente pela Inova Unicamp, para fomentar o empreendedorismo tecnológico. Esse e outros programas de inovação da Unicamp, como o Inova Jovem, que é voltado para estudantes do ensino médio, serão divulgados.

Unicamp e HIDS

Quem passar pelo centro de Campinas entre 9h e 17h também terá a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na Unicamp e os programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade, expostos por alunos e professores.

O mega estande da Unicamp, contando com a presença da Inova Unicamp e do HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), será um espaço de interação e aprendizado, onde os visitantes poderão trocar experiências e entender o papel da Universidade pública para o desenvolvimento local, regional e nacional.

O projeto Campus Sustentável apresentará tour virtual e interativo, e o HIDS levará uma maquete do projeto do distrito inteligente, que abrigará empresas de tecnologia e inovação, do qual a Inova participa com a construção da “Vila de Startups”.

O evento “Divulgação do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação” é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas e tem como objetivo aproximar a população dos projetos e iniciativas de instituições de ciência e tecnologia, que são referências dentro e fora do país, como Unicamp.

Serviço:

“Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação”

Data: 11 de julho

Local: Praça Largo do Rosário, no centro de Campinas