Oportunidade de Bolsa BAEF para alunos da Unicamp

Uma mulher negra está sentada em uma mesa de escritório escrevendo em um caderno pequeno. É possível ver um computador ligado em sua mesa.

A Agência de Inovação da Unicamp está selecionando bolsista BAEF para participar do projeto da Coordenadoria de Negócios e Inovação intitulado “Contratos de Licenciamentos da Unicamp: Curadoria voltada ao aprimoramento do processo de Transferência da Tecnologia da Unicamp”. A vaga está aberta para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Unicamp (o candidato deve ter um coeficiente de progressão de curso de 75%, ou seja, deve ter completado 75% do curso).

Cursos de interesse:

• Administração
  • Administração Pública
  • Ciência da Computação
  • Ciências Econômicas
  • Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Engenharia de Computação
  • Estatística
  • Gestão de Empresas
  • Sistemas de Informação

Objetivo da bolsa:

A Unicamp possui um portfólio significativo de contratos de transferência de tecnologia, totalizando mais de 200 acordos. Cada contrato contém informações valiosas que, se extraídas, compiladas e qualificadas, podem servir de balizador para previsões contratuais de novos licenciamentos. Além disso, é possível demonstrar indicadores importantes para a comunidade sobre os resultados obtidos pela Unicamp em transferência de tecnologia. O objetivo do projeto é consolidar essas informações e propor novas maneiras de apresentar os resultados das atividades de transferência de tecnologia, identificando padrões e associações que ajudem a compreender melhor o processo de apropriação de invenções da universidade pela sociedade, bem como apoiar decisões em futuras negociações.

Para atingir esses objetivos, o projeto prevê uma primeira fase de capacitação da pessoa selecionada para a bolsa nos aspectos técnicos e legais de propriedade intelectual. Durante essa fase, o bolsista terá contato com conceitos-chave da área relacionados aos tipos de proteção, modelos de negócio, estágio de desenvolvimento tecnológico, entre outros.

As atividades permitirão um aprendizado complementar supervisionado pela Inova em uma área que envolve diversos temas, como inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, empreendedorismo, ecossistemas de inovação, spin-offs, startups, tecnologias verdes, relacionamento universidade-empresa e desenvolvimento tecnológico. Além disso, há a possibilidade de desenvolvimento de várias competências, como trabalho em equipe, flexibilidade, criatividade, proatividade e comunicação.

Atividades:‌

• Participação no curso básico de formação – Ativos de Propriedade Intelectual. Direito de Autor, Programa
    de Computador e Know How
  • Participação em reuniões de negociações voltadas à licenciamento de tecnologias
  • Elaboração de plataforma utilizando ferramentas como: Google Data Studio
  • Apoio à validação da plataforma com NITs parceiros
  • Acompanhamento de entrevistas com pesquisadores
  • Apoio à caracterização das Tecnologias
  • Análises dos relatórios de pós contratos (incluindo indicadores de desenvolvimento das tecnologias)
  • Levantamento das informações de interesse a serem extraídas dos contratos, compilação em planilha das informações, sistematização e organização das informações compiladas, desenho de plataforma de consulta e inserção de dados e definição das regras de uso.

As inscrições devem ser feitas no site do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Serviço de apoio ao estudante (SAE).