FAPESP | Pesquisadoras da Unicamp desenvolvem dispositivo para a construção de casas com tubos de papelão

Foto do conector impresso em 3D posicionado sobre uma mesa de cor clara. A peça possui um centro quadrado de cor preta e em cada uma de suas faces sai um tubo redondo onde se conecta o tubo de papelão para formar a estrutura construtiva. Fim da descrição.

Tecnologia desenvolvida na Unicamp com depósito de patente feito pela Agência de Inovação Inova Unicamp abriu novas possibilidades de uso de papelão para construções.

A pesquisa foi desenvolvida com apoio FAPESP pela mestranda na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Campinas (FT-Unicamp), Nathália Schimidt Dias, com orientação da professora Gerusa de Cássia Salado, especialista na área de tecnologia das construções.

A invenção trata-se de um dispositivo que conecta tubos de papelão na vertical e horizontal para formar uma estrutura semelhante a uma gaiola. Do lado externo e interno dessa estrutura são colocados os painéis de vedação para fechamento das paredes, que podem ser de gesso acartonado ou cimentício. A escolha pelo papelão se deu pelas questões ambientais. Para mais informações acesse a página da Agência de Inovação da Unicamp.

Matéria publicada originalmente no Portal FAPESP