Empresa-filha da Unicamp capacita equipe da Inova com treinamento corporativo

Foto mostra baias de trabalho de um escritório. Três mulheres aparecem na imagemconversando e mexendo no computador. Fim da descrição.
Parceria entre a edtech e a Inova Unicamp promove customização de uma trilha de conhecimento para capacitar os profissionais e líderes da agência

Texto: Adriana Arruda | Imagem de capa: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A plataforma de Educação da FM2S, empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será utilizada para capacitar os líderes e colaboradores da Agência de Inovação Inova Unicamp em habilidades comportamentais, de liderança e excelência operacional. A demanda é parte do esforço da Agência para se manter na vanguarda da inovação e da transferência de tecnologia no Brasil.

A iniciativa é fruto de uma longa parceria da Inova com a startup edtech (empresa que usa tecnologias inovadoras no setor educacional). Sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, a FM2S foi uma das patrocinadoras do Desafio Unicamp 2023,  competição de modelagem de negócios baseada em tecnologias da Unicamp e organizada pela Inova Unicamp.

Além de proporcionar, aos times finalistas do Desafio, uma assinatura corporativa, o convênio entre a FM2S e a Inova se estendeu, com a oferta de trilhas de conhecimento customizadas, que envolvem 20 cursos direcionados a toda equipe da Agência.

As capacitações englobam desde conteúdos relacionados à gestão de pessoas e de processos, até comunicação assertiva, vendas, liderança para novos gestores, apresentações de alto impacto, Data Studio, OKR (Objetivos e Resultados-Chave), normas ISO, metodologias ágeis e outros relacionados à melhoria contínua.

Virgilio Marques dos Santos e Murilo Marques dos Santos, ex-alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e fundadores da FM2S (Foto: Isaque Martins)

Virgilio Marques dos Santos e Murilo Marques dos Santos, ex-alunos da FEM Unicamp e fundadores da FM2S (Foto: Isaque Martins)

“Treinamentos que mesclam conteúdos voltados às habilidades comportamentais, liderança e método são valiosos, pois ajudam os colaboradores a liderarem equipes e a se destacarem em um mercado altamente competitivo. Também auxiliam o time na adaptação às mudanças de maneira mais eficiente, resolução de problemas complexos e melhoria das relações interpessoais”, enumera Virgilio Marques do Santos, graduado e pós-graduado pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e um dos fundadores da FM2S.

Este modelo de trilha do conhecimento garante liberdade para que a própria organização opte por um conjunto de capacitações que contribuirá, de fato, com o desenvolvimento técnico e profissional de seus colaboradores.

“Assim, cada pessoa consegue realizar o treinamento de forma flexível, condizente com a sua rotina de trabalho e com suas demandas cotidianas, se aperfeiçoando e estando, a cada dia, mais alinhada com o time e seus resultados”, analisa Santos.

Para a Inova, parcerias como esta promovem benefícios mútuos. “A oferta de treinamentos corporativos oriunda de uma empresa-filha da Unicamp para o nosso time fortalece o ecossistema empreendedor e aumenta a qualificação e a motivação das equipes, além de valorizar e inovar o ambiente de trabalho, resultando em conquistas a todos os stakeholders envolvidos”, finaliza Ana Frattini, diretora executiva da Inova Unicamp.