“Tudo Sob(re) Controle”, livro de Ana Frattini, traz nova abordagem para o ensino de controle de processos

Montagem mostra capa do livro da professora Ana Frattini, no ado direito da imagem. O livro possui capa preta e branca com detalhes em azul. No lado direito da montagem, há a foto da professora Ana Frattini falando ao microfone. A professora é uma mulher branca que usa óculos e tem cabelos castanhos e lisos na altura dos ombros. Ela veste terninho branco, sobre blusa escura e tem um lenço amarrado no pescoço. Fim da descrição.
O lançamento da obra “Tudo Sob(re) Controle – Fundamentos e Estudos de Casos”, da Editora Blucher, ocorre nesta sexta-feira, 22 de setembro, às 14h no Centro Cultural do IEL, com palestra e sessão de autógrafos da autora

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Thomaz Marostegan | Edição: Inova Unicamp

No próximo dia 22 de setembro, às 14h, o Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será palco do lançamento do livro “Tudo Sob(re) Controle –  Fundamentos e Estudos de Casos” de autoria da professora Ana Maria Frattini Fileti. O local escolhido é o Centro Cultural do IEL, situado na Rua Sérgio Buarque de Holanda, no campus da Unicamp em Campinas

Durante o evento de lançamento, a autora oferecerá uma palestra, compartilhando as experiências e perspectivas que moldaram a produção da obra. A palestra será seguida de uma sessão de autógrafos, permitindo aos presentes se conectar com a autora e obter uma cópia autografada de seu livro.

Ana Maria Frattini Fileti é diretora-executiva da Inova Unicamp e docente titular da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.  O livro foi escrito durante a pandemia, com base na estrutura de aulas remotas montadas pela professora. O objetivo foi preencher lacunas do estudo remoto, envolvendo os estudantes em uma aprendizagem mais aplicada. 

A obra oferece uma maneira mais prática de ensinar a importância de se observar a dinâmica de processos para o controle efetivo sobre situações do cotidiano. E foge da abordagem tradicional das aulas, na qual a teoria é apresentada antes de sua aplicação. Na obra, voltada à disciplina de controle de processos, os leitores terão acesso aos problemas antes das soluções matemáticas teóricas. 

Para isso, a autora inverte a sequência de aulas, mostrando primeiramente os conceitos mais básicos, por meio de exemplos simples, como o aquecimento de água em chuveiro elétrico e o próprio controle de pandemia, por retroalimentação. As ferramentas matemáticas são introduzidas, quando necessárias, para casos de estudo de maior complexidade.

O livro é dividido em onze capítulos, nos quais são expostos quatro estudos de caso. A obra publicada pela Editora Blucher também apresenta tabelas, figuras, questionários de múltipla escolha com indicação das respostas corretas, e sugestões de roteiros de aulas computacionais e de projetos a serem desenvolvidos. 

“A ideia foi dizer aos alunos ‘calma, está tudo sob controle’ e, desse jeito, facilitar o aprendizado dos estudantes, contando tudo ‘sobre controle’. Eu tentei algo novo e espero que o público goste”, disse Ana Frattini, autora da obra.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Tudo Sob(re) Controle –  Fundamentos e Estudos de Casos”

Autora: Ana Maria Frattini Fileti

Editora: Blucher

Data: 22 de setembro, às 14h* 

Local: Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) 

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, no campus da Unicamp, Campinas (SP).

*Após o lançamento haverá palestra e sessão de autógrafos com a autora