Estadão | Universidades apostam em agências de inovação para incentivar criação e empreendedorismo na graduação

Foto em ambiente de sala de aula. Em primeiro plano, um homem branco tem a mão levantada. Ao lado deles outros homens e mulheres estão sentados em carteiras. No segundo plano, há um palestrante. Fim da descrição

Os novos dados do Relatório das Empresa-Filhas da Unicamp foram divulgados em reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”.  Na matéria, o diretor-executivo associado da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, foi entrevistado pelo jornalista Diego Brito e contou por que é essencial o incentivo à cultura da inovação e do empreendedorismo na Universidade.

A reportagem também ouviu o ex-aluno da Unicamp, Glauco Pereira, sobre o suporte que recebeu da universidade para o desenvolvimento de um negócio próprio. Glauco é diretor de desenvolvimento da SDAMed, empresa graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).

Confira abaixo o trecho destacado da reportagem publicada no Guia da Faculdade do Estadão:

O jogo do ganha-ganha nas universidades públicas*

Agências de inovação ganham cada vez mais espaço em universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O último relatório da Inova, da Unicamp, revelou que as empresas-filhas da universidade bateram recorde de empregos gerados e faturamento.

As empresas-filhas são negócios criados por alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários ou ex-funcionários da Unicamp, além das empresas que foram incubadas na instituição de ensino ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na universidade.

Segundo o relatório, as 1.156 empresas-filhas ativas geraram 47.156 postos de trabalho este ano – 2.532 novos empregos em comparação com 2022. Além disso, o faturamento anual chegou a R$ 25,9 bilhões em 2023, aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Inovar é preciso

Hoje com 42 anos, Glauco Pereira entrou no mundo da inovação quando tinha apenas 23 anos e estudava Engenharia Elétrica na Unicamp. A empresa que ele fundou com mais cinco familiares – três deles também ex-alunos da universidade – é uma das empresas-filhas da instituição de ensino de Campinas.

“Os espaços de inovação dentro das universidades são grandes catalisadores de ideias. Uma boa universidade te dá as ferramentas necessárias para criar e inovar”, afirma Pereira ao relembrar dos primeiros passos que deu na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) da Unicamp, sob gerência da Inova Unicamp.

A empresa de Glauco produz equipamentos cirúrgicos feitos sob medida para animais, que podem ter diversos tamanhos e formas. Algo que até parece simples, mas é bastante inovador, já que é comum as clínicas veterinárias utilizarem produtos fabricados para cirurgias em humanos.

Diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes afirma que a inovação é essencial neste momento de mudanças tecnológicas.

“Se você parar de inovar, você se torna obsoleto. A inovação no mercado de trabalho e na formação pessoal se tornou uma questão de sobrevivência.”

Por outro lado, Lopes também ressalta o viés social do tema. “A maioria dos empreendedores que são bem-sucedidos não inova somente pelo dinheiro, mas também para mudar o mundo com suas criações.”

*Matéria original publicada em Guia da Faculdade/Estadão.