Diretora-executiva da Inova Unicamp recebe Prêmio de Reconhecimento Acadêmico por atuação na Faculdade de Engenharia Química

Na imagem, a docente premiada, professora Ana Frattini, encontra-se em pé, em frente a um público sentado em um ambiente interno da Faculdade de Engenharia Química. No momento do registro, ela carrega um microfone e está à frente de um painel colorido, com mesa e cadeiras.
Premiação reconhece desempenho de destaque nas áreas da docência, pesquisa e extensão

Texto: Isabele Scavassa | Foto: Lívia Placchi – Comunicação FEQ

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” deste ano foi conferido à professora Ana Maria Frattini Fileti, diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp, por sua atuação na Faculdade de Engenharia Química (FEQ). A cerimônia oficial está prevista para 1º de dezembro e será realizada no Centro de Convenções da Universidade.

Anualmente, a premiação é entregue a um representante de cada uma das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conforme o regimento, ela é destinada aos nomes que obtiveram destaque nas funções de docência, pesquisa e extensão.

Ainda que a oficialização do prêmio não tenha ocorrido, a professora foi convidada, na última sexta-feira (24), para a solenidade de descerramento da placa contendo seu nome junto à Congregação da FEQ. Na ocasião, também esteve presente o professor Edison Tomaz, que recebeu homenagens pelo Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e e pelo Prêmio ProEC de Extensão. Participiram da celebração o diretor da FEQ Unicamp, professor Dirceu Noriler e o diretor-associado da Unidade, professor Leonardo Vasconcelos Fregolente.

Na imagem, constam os professores Ana Frattini e Edison Tomaz, ambos docentes da Faculdade de Engenharia Química. No momento da foto, eles estão em pé, posicionados em frente à placa, em ato de descerramento de seus nomes no mural do ambiente, que por sua vez é uma área interna. Final de descrição.

Professores Ana Frattini e Edison Tomaz participam da cerimônia de descerramento da placa de homenagem contendo seus respectivos nomes na Faculdade de Engenharia Química | Foto: Lívia Placchi – Comunicação FEQ

Após o anúncio da homenagem, Ana Frattini foi convidada a partilhar sua trajetória em uma entrevista concedida ao canal da Coordenadoria de Graduação da FEQ Unicamp, no YouTube. Ao longo de uma hora e meia, a diretora da Inova Unicamp perpassou por temas como carreira na Universidade e processo de escrita de seu primeiro livro. Durante a conversa, a docente também explicou os caminhos que a levaram até a Agência de Inovação da Unicamp e todo o trabalho que desenvolve no dia a dia em conjunto com as equipes da Inova.

Quando questionada sobre o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico, ela responde que o recebeu com entusiasmo. “Eu sempre tive muito respeito pela instituição Unicamp, então, é a ela que eu agradeço por ter recebido este prêmio. A minha vida foi e ainda é a Unicamp. Por isso, receber esta homenagem me gera satisfação e sensação de dever cumprido com a instituição”, conclui.

Assista à entrevista completa neste link.

Confira detalhes sobre a sessão de entrega dos Prêmios Institucionais da Unicamp, realizada em 1º de dezembro.
Foto do momento em que a professora Ana Frattini, docente titular da Faculdade de Engenharia Química, recebe o Prêmio Zeferino Vaz. Na imagem, ela está acompanhada do Reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, e da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti. Os três encontram-se em pé, posando para a foto, que é feita no Centro de Convenções da Universidade.

Professora Ana Frattini recebeu o certificado do Prêmio “Zeferino Vaz” na sessão de entrega dos Prêmios Institucionais 2023, da Unicamp | Foto: Antoninho Perri – SEC Unicamp