Revista Fapesp | Empresas-filhas da Unicamp ampliam faturamento

Totem com logotipo da Unicamp em praça. Fim da descrição
Levantamento mapeia receitas e geração de empregos em negócios criados por ex-alunos ou que exploram inovações da universidade

A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, divulga todos os anos um balanço de atividades das empresas criadas por alunos, ex-alunos e pessoas com vínculo com a instituição, assim como negócios que exploram inovações licenciadas pela universidade ou empresas que se graduaram em sua incubadora tecnológica. São as chamadas empresas-filhas da Unicamp. O levantamento de 2023 foi divulgado no final de outubro e mostrou que, juntas, 1.156 empresas em atividade faturaram R$ 25,9 bilhões, 32% mais do que no ano passado. Elas são responsáveis por 47.156 postos de trabalho, 2.532 a mais do que em 2022. O aumento no número de empregados está associado à entrada de novas empresas no cadastro da Unicamp: 110 empresas recém-cadastradas geraram 1.737 empregos diretos.

As empresas-filhas se localizam, em sua maioria, nas Regiões Metropolitanas de Campinas (57,6% do total) e de São Paulo (23%). Setenta por cento delas são microempresas com faturamento de até R$ 360 mil anuais. Onze grandes companhias são responsáveis por quase 80% do faturamento total das empresas-filhas – entre elas, a CI&T, de soluções digitais, o grupo Movile, que desenvolve plataformas de comércio e conteúdo móvel, o grupo Safira, que atua no mercado livre de energia, e a 4BIO Medicamentos Especiais, que comercializa remédios controlados não encontrados facilmente em farmácias. Os dados são da agência de inovação Inova Unicamp. A íntegra do Relatório de Empresas-Filhas da Unicamp está disponível para download.

Matéria original publicada em Revista Fapesp