Empreender é desejo de 40% dos alunos de graduação da Unicamp

Foto colorida de centenas de alunos sentados em auditório da Unicamp, na recepção da calourada da Universidade. Fim da descrição.
Tendência foi identificada em pesquisa da Inova Unicamp. A realização pessoal e o impacto positivo na sociedade são as principais motivações dos jovens universitários.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Antoninho Perri – SEC Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, deu um passo no estímulo ao empreendedorismo entre seus alunos, realizando uma pesquisa de opinião sobre o interesse em empreender, especialmente no ponto de criação de empresas spin-offs acadêmicas da Universidade, ou seja, negócios criados a partir de resultados de pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos na Unicamp.

O estudo faz parte do Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2025, aprovado pela Comissão de Planejamento Estratégico e pelo Conselho Universitário da Unicamp. A pesquisa entrevistou 837 alunos de 24 unidades da Universidade, abrangendo os campi de Campinas, Limeira e Piracicaba entre 25 de abril e 25 de maio de 2023. O Instituto Axxus, uma startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, foi responsável por aplicar um questionário, sob coordenação das equipes de comunicação e empreendedorismo da Inova.

Desejo de empreender na Unicamp

Uma das principais descobertas da pesquisa foi o expressivo interesse dos alunos em iniciar empreendimentos, com 40% dos entrevistados demonstrando o desejo de empreender. Dentre as motivações mais destacadas pelos estudantes, 49% mencionaram o desejo de alcançar o sucesso financeiro, enquanto 41% expressaram o anseio de criar um impacto positivo no mundo por meio de novas soluções.

A pesquisa também revelou obstáculos que podem estar limitando o potencial empreendedor dos estudantes da Unicamp. Entre os graduandos que não planejam empreender, foram apontados motivos como a falta de recursos financeiros (21%), o receio de lidar com incertezas e riscos (17%), a carência de conhecimento técnico (16%) e a ausência de habilidades administrativas (14%).

Cerca de 80% dos participantes disseram ainda não ter cursado disciplinas de empreendedorismo, indicando espaço para expansão de cursos e uma melhor comunicação e divulgação dessas oportunidades na Unicamp. Os alunos que desejam empreender expressaram também o desejo de “desmistificar” o empreendedorismo como um conceito negativo na universidade.

“Os resultados refletem o potencial empreendedor que vemos nos alunos. A Inova Unicamp está comprometida em fortalecer o suporte à comunidade da Unicamp, apoiando e expandindo programas e cursos que abordam os temas de inovação e empreendedorismo”, disse Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na  Inova Unicamp.

Inova Unicamp: referência para o empreendedorismo

No que diz respeito ao conhecimento das iniciativas de empreendedorismo, a pesquisa revelou que a Inova Unicamp ocupa a terceira posição entre as instituições mais reconhecidas pelos alunos, ficando atrás apenas do Sebrae e das empresas juniores. Esse resultado solidifica o papel da Agência de Inovação que tem entre seus pilares, enquanto Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade, estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo na Unicamp.

O estudo destaca ainda a importância de iniciativas que incentivem o empreendedorismo entre os estudantes, promovendo não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e espírito empreendedor.

“É sempre gratificante termos o reconhecimento de que o nosso trabalho na Inova Unicamp vem sendo colocado como referência para nossa comunidade universitária. Especialmente porque já desenvolvemos programas consolidados para eles, como a competição Desafio Unicamp. Além do reconhecimento, a pesquisa também nos dá suporte para planejarmos novas ações nos próximos anos com objetivo de fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo entre os alunos da Unicamp”, comenta Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp.

Os resultados da pesquisa foram divulgados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp, publicado pela Inova.

Disciplinas de empreendedorismo na Unicamp

A Agência de Inovação da Unicamp também realizou recentemente um mapeamento de disciplinas que abordam inovação e empreendedorismo ofertadas na Universidade. O levantamento identificou ao menos 26 disciplinas vinculadas a diferentes institutos ou faculdades da Unicamp, que são oferecidas para alunos da graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo a comunidade interna e externa da Universidade.

O objetivo do mapeamento foi facilitar a busca dos alunos interessados nessas pautas. A lista completa está disponível no site da Inova Unicamp.

Dessas disciplinas, a com nome de “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: Temas Contemporâneos”, cujos códigos internos AM037 (para graduação) e TP386 ( para pós-graduação),  é de responsabilidade da diretoria da Agência de Inovação da Unicamp. Ela é oferecidas semestralmente para alunos da Unicamp e para estudantes especiais da universidade, de forma gratuita.

O curso apresenta temas como Noções de Propriedade Intelectual e licenciamento de tecnologias para inovação, ESG, Marco Legal da Startups, Canvas, Picth e Design Thinking, com atividades práticas. Além de abordar as possibilidades de incubação na Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica da Unicamp (Incamp) e de conexão com empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, visando potencializar a inovação aberta.

Consulte a lista completa de disciplinas de inovação e empreendedorismo oferecidas na Unicamp.
Inscreva-se na newsletter da Inova Unicamp e receba outras informações e novidades sobre cursos e eventos.