G1 | Unicamp: 4 em cada 10 estudantes querem aproveitar conhecimento para criar novas empresas

Vista aérea do campus da Unicamp

Pesquisa realizada por meio da Inova mostra potencial de empreendedorismo entre os alunos dos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Análise também identifica obstáculos e possibilidade de ampliar visão.

Foto: Reprodução EPTV

Uma pesquisa promovida pela Unicamp mostrou que 40% de seus estudantes têm como objetivo empreender, em especial criar empresas derivadas de conhecimentos e trabalhos desenvolvidos na Universidade.

Realizado por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, o trabalho entrevistou 837 alunos de 24 unidades nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP), entre abril e maio de 2023. Os dados foram divulgados nesta segunda (4).

E entre os que demonstraram interesse em empreender, 49% têm como objetivo o sucesso financeiro, enquanto 41% deles esperam “criar um impacto positivo no mundo por meio de novas soluções”.

Obstáculos

Por outro lado, os entrevistados também revelaram que existem alguns obstáculos que limitam tais pretensões. Assim, dentre os graduandos que não planejam empreender, foram mencionados como impeditivos:

• Falta de recursos financeiros (21%)
  • Medo de lidar com incertezas e riscos (17%)
  • Pouco conhecimento técnico (16%)
  • Inexistência de habilidades administrativas (14%)

O receio motivado pela falta de conhecimentos teóricos mais específicos na área também foi evidenciado dentro das respostas dos alunos que responderam a pesquisa, segundo a Inova.

Pode ampliar

A pesquisa mostrou que 80% dos entrevistados ainda não cursaram qualquer disciplina de empreendedorismo, o que indica espaço para expansão e melhor comunicação dessas oportunidades.

Um mapeamento revelou 26 disciplinas vinculadas a diferentes institutos ou faculdades da Unicamp, que são oferecidas para alunos da graduação, pós-graduação e extensão abordando inovação e empreendedorismo.

O estudo faz parte do Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2025, e na avaliação da Inova, mostra o interesse dos alunos em avançar na geração de novos negócios.

“Os resultados refletem o potencial empreendedor que vemos nos alunos. A Inova Unicamp está comprometida em fortalecer o suporte à comunidade da Unicamp, apoiando e expandindo programas e cursos que abordam os temas de inovação e empreendedorismo”, destacou Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Inova Unicamp.

Fotografia de placa da inova Unicamp instalada em frente a sede da Agência de Inovação da Unicamp

Agência de Inovação da Unicamp, Inova, em Campinas — Foto: Pedro Amatuzzi/Unicamp

Matéria originalmente publicada em g1.

Leia mais em: Empreender é desejo de 40% dos alunos de graduação da Unicamp