Interlocução com Unicamp é estratégica para a relação Brasil-Itália, diz subsecretária de Relações Exteriores italiana

Foto colorida mostra quatro homens e duas mulheres posando para foto. Delegação italiana foi recebida pelo reitor da Unicamp na Agência de Inovação da Universidade. Ao fundo placa da Inova Unicamp. Fim da descrição.
Comitiva diplomática italiana visitou a Unicamp, a partir da Agência de Inovação da Universidade, para conhecer o ecossistema local e prospectar novas parcerias

Texto: Ana Paula Palazi | Fotos: Letícia Moreira –  Inova Unicamp

No ano em que se celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o fortalecimento das relações da Universidade Estadual de Campinas com instituições de ciência e tecnologia italianas foi defendido pela subsecretária do Ministério das Relações Exteriores italiano, Maria Tripodi. A diplomata e o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, estiveram na Unicamp na manhã desta quarta-feira (10) para conhecer o ecossistema da Universidade.

A missão diplomática, que incluiu também o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e representantes de entidades de fomento às relações entre os dois países, foi recebida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pela vice-reitora, Maria Luiza Moretti, na Agência de Inovação da Unicamp. Na visita, conversaram sobre colaborações e possíveis formas de estreitar ainda mais as relações entre a Unicamp e o governo italiano

“Me sinto encantada com o trabalho de excelência científica que vocês fazem”, disse Tripodi após assistir ao vídeo institucional da Universidade, no qual são apresentados a estrutura física e os principais eixos a que se dedica a Unicamp no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Tripodi destacou o entusiasmo e o particular pedido do chanceler Antonio Tajani, para que visitasse a Universidade em sua passagem pelo Brasil.

O reitor da Unicamp ressaltou os laços históricos e culturais entre os dois países. Meirelles frisou a importância do Brasil no cenário internacional, especialmente em desenvolvimento econômico sustentável e inovação. “A visita da subsecretária, que participa do centro da política italiana nas relações com os outros países do mundo, amplia o potencial de parcerias. A Unicamp possui tradição na área de inovação e uma estreita relação com o setor empresarial, com realizações que, de fato, podem contribuir nesse contexto”.

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, e o diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Osvaldir Taranto, apresentaram informações sobre a Unicamp e suas formas de conexão com outras instituições de pesquisa e empresas. Atualmente, a Unicamp possui cerca de 40 convênios ativos com mais de duas dezenas de instituições italianas parceiras.

Segundo a subsecretária, a rede diplomática italiana compreende e vê o interesse, por parte do país europeu, em se aproximar de instituições de ciência e tecnologia do Brasil e da América Latina com “conexões cada vez mais fortes”.

“É necessária essa interlocução com universidades como a Unicamp, que têm um repertório e uma densidade científica muito elevada. Dessa forma, é possível criar mais cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de tecnologias e melhores práticas científicas”, disse Maria Tripodi.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas; da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), órgão intergovernamental com sede em Roma; da SIMEST, que apoia a internacionalização de empresas e do ICE Brasil, agência de fomento a exportações.