Professores Renato Lopes e Rangel Arthur assumem novos cargos na diretoria-executiva da Inova Unicamp

Os professore Renato Lopes e Rangel Arthur posam para foto com camiseta polo verde-limão com o logotipo da Inova Unicamp e em frente a um painel com o logotipo da Inova Unicamp. Fim da descrição.
A nova diretoria da Inova reforça o compromisso com a continuidade dos projetos em andamento. A transição ocorreu após nomeação da professora Ana Frattini como a nova Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Roberto Fadiga – Inova Unicamp

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Renato Lopes, e o professor da Faculdade de Tecnologia (FT), Rangel Arthur, assumiram respectivamente os cargos de diretor-executivo e diretor-executivo associado da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp). A mudança foi oficializada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última sexta-feira (03)

A nomeação ocorreu após a indicação da professora da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), Ana Frattini, que atuava como diretora-executiva da Inova Unicamp desde 2021, para assumir o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa (PRP) da Unicamp. Frattini teve o nome aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), na última terça-feira (30), depois da saída do professor João Marcos Travassos Romano, conforme noticiado pelo Jornal da Unicamp

Sobre a mudança, Lopes, que trabalhou próximo a Frattini como diretor-executivo associado da Inova Unicamp nos últimos três anos, comentou que vai dar continuidade aos trabalhos em andamento, especialmente na aproximação da Inova com a comunidade da Unicamp, bem como com parceiros externos à universidade, para o fortalecimento das ações que promovem a inovação.

“Assumir o novo cargo é uma oportunidade de levar adiante o trabalho exemplar da equipe e dar continuidade a uma trajetória de sucesso, que faz da Unicamp a Universidade mais inovadora do país. A professora Ana Frattini e eu sempre fomos muito alinhados, sempre tomamos decisões em conjunto, então a transição vai se dar de forma muito suave e natural”, disse Lopes.

A professora Ana Frattini aparece em ambiente externo, com árvores ao fundo. Veste vestido em cor rosa antigo e tem os braços cruzaos sobre o corpo, sorrindo para a foto. Fim da descrição.

Professora Ana Frattini (Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp)

Em seu momento de despedida, Frattini expressou gratidão a toda equipe da Inova Unicamp e demonstrou confiança na sequência dos trabalhos.“Eu carrego esse viés da inovação e sou muito grata à Inova, pois aprendi muito com a equipe da Agência de Inovação da Unicamp. Confio plenamente na liderança dos professores  Renato Lopes e Rangel Arthur. A ideia é fazer escoar esse conhecimento para a sociedade e levar esse olhar da inovação adiante, no meu caso, estando agora na Pró-Reitoria de Pesquisa”.

Segundo a nova diretoria, a transição não irá alterar a rotina da Agência. A indicação de Rangel Arthur, aprovada pelo Conselho Superior da Inova, levou em consideração sua atuação na Agência. O docente já ocupou o cargo de diretor-executivo interino da Inova Unicamp, entre abril e maio de 2021 – durante a transição de gestões -, e desde 2016 atuava como assessor da diretoria-executiva da Inova, estando envolvido em projetos como a expansão da infraestrutura física do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

“É uma grande honra assumir esta posição na Inova e poder dar continuidade aos projetos ao lado do professor Renato Lopes. Como se trata de um NIT consolidado, vejo como desafio a ampliação das atuações da Agência em todas as suas áreas. O impacto do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp será significativo com a criação da Vila das Startups e do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável – o HIDS. Acompanharei e contribuirei no planejamento dessas infraestruturas”, comenta o novo diretor-executivo associado da Inova.