5 de junho de 2025 Nanopartículas fluorescentes de carbono a partir de derivados da cana-de-açúcar
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102019014881-0 (1402_FLUORESCENTES)
A tecnologia consiste em produzir nanopartículas fluorescentes de carbono, que são pequenas partículas que brilham quando expostas à luz ultravioleta, presente, por exemplo, na luz solar, a partir de derivados da cana-de-açúcar, como xarope e melaço, matérias-primas baratas e ecologicamente sustentáveis.
O processo de produção usa uma técnica assistida por micro-ondas, tornando o método escalável, mais rápido e econômico. As nanopartículas fluorescentes de carbono têm diversas aplicações, incluindo biomarcação, bioimagem, liberação controlada de medicamentos, dispositivos optoeletrônicos, como LEDs e lasers de comprimento de onda ajustável, além de fotocatálise e energias renováveis.
A tecnologia foi licenciada para a empresa PBF Nutrientes, que modelou o seu negócio durante o Desafio Unicamp e venceu em 2022 a principal categoria da competição de empreendedorismo organizada pela Inova Unicamp. A empresa é uma spin-off acadêmica da Unicamp e busca utilizar as nanopartículas para criar um bioestimulante natural destinado ao crescimento e proteção de plantas frente às mudanças climáticas.
Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Unidades da Unicamp: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Instituto de Química (IQ)
Inventores: Julio Roberto Bartoli (Unicamp), Catia Cristina Capelo Ornelas Megiatto (Unicamp), Gabriel Perli (Unicamp), Diego Luan Bertuzzi (Unicamp), Eric Fujiwara (Unicamp), Carlos Kenichi Suzuki (Unicamp) e Marco César Prado Soares (Unicamp)
Empresa licenciada: PBF Nutrientes LTDA.
Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 12 – Consumo e Produção Responsáveis