5 de junho de 2025 Dispositivo eletroquímico realiza testes precisos para o desenvolvimento de baterias
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102024012722-6 (1963_DINÂMICO)
Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp desenvolveram um dispositivo eletroquímico para testar componentes de baterias recarregáveis, como eletrodos, eletrólitos e ânodos, em condições reais de operação. A tecnologia permite avaliar o desempenho dos materiais de forma controlada, replicando o funcionamento de uma bateria completa.
O dispositivo possibilita testar componentes isoladamente ou em conjunto, sem a necessidade de montar uma bateria inteira. Em situações de uso intenso, como altas correntes, os pesquisadores podem mapear o comportamento dinâmico e avaliar diferentes materiais com precisão.
A invenção realiza espectroscopia de impedância eletroquímica, que é como estudar o comportamento de uma estrada enquanto diferentes tipos de veículos passam por ela. Alguns materiais “deixam passar” a corrente elétrica facilmente, como uma estrada lisa para carros pequenos, enquanto outros oferecem mais resistência, como uma estrada cheia de buracos ou barreiras. Variar a frequência da corrente é como testar diferentes tipos de veículos – bicicletas, carros e caminhões – e observar como cada um interage com a estrada, revelando suas características. Isso resulta em dados mais confiáveis e no desenvolvimento de baterias com maior eficiência energética.
Desenvolvida a partir de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da FEQ com a Shell e com o apoio da FAPESP, a tecnologia impulsiona a pesquisa em baterias recarregáveis, otimizando testes e promovendo o desenvolvimento de soluções energéticas mais avançadas e sustentáveis.
Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
Inventores: Gustavo Doubek (Unicamp), André Navarro de Miranda (Unicamp), Daniela Maria Josepetti (Unicamp), Thayane Carpanedo de Morais Nepel (Unicamp), Bruno Aurélio Borges Francisco (Unicamp), Chayene Gonçalves Anchieta (Unicamp) e Júlia Paula de Oliveira Júlio (Unicamp)
Empresa licenciada: Shell Brasil Petróleo Ltda