Software identifica vazamentos de forma instantânea com redes neurais e modelagem fluodinâmica 3D

Flávio Vasconcelos da Silva e Sávio Souza Venâncio Vianna (FEQ)

Licenciamento não exclusivo de programa de computador BR512024001956-1 (PC292_AN24LD)

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp criaram um software avançado capaz de identificar vazamentos de forma instantânea, utilizando tecnologias de ponta como redes neurais com memória recorrente de longo prazo e fluidodinâmica computacional 3D.

As redes neurais, inspiradas no funcionamento do cérebro humano, destacam-se por sua habilidade de identificar padrões complexos em grandes volumes de dados. A memória recorrente de longo prazo adiciona uma camada extra de inteligência ao processo, permitindo que o sistema analise dados em sequência e detecte alterações que poderiam passar despercebidas em métodos convencionais. Por outro lado, a fluidodinâmica computacional 3D simula o comportamento de fluidos em três dimensões, viabilizando a identificação de fluxos irregulares e potenciais falhas.

Essa integração tecnológica oferece análises precisas, prevenindo perdas, reduzindo custos operacionais e aumentando significativamente a segurança em setores críticos, como o de óleo e gás. O desenvolvimento do software ocorreu no âmbito de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre a FEQ Unicamp e a Shell.

 

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)

Inventores: Sávio Souza Venâncio Vianna (Unicamp), Flávio Vasconcelos da Silva (Unicamp), Felipe Matheus Mota Sousa (Unicamp) e André Zamith Selvaggio (Unicamp)

Empresa licenciada: Shell Brasil Petróleo Ltda

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.