Software identifica espécies de planta agave e impulsiona estudos e práticas agrícolas

João Pedro Rodrigues Prado, Marcelo Falsarella Carazzolle, Fábio Trigo Raya, Gonçalo Amarante Guimarães Pereira e Thiago Ribas Bella (IB) (esq. para dir.)

Licenciamento não exclusivo de programa de computador BR512024004298-9 (PC309_AGAVE_ID)

Pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp desenvolveram um software baseado em machine learning para a identificação de cultivares do gênero Agave. A ferramenta foi projetada especialmente para diferenciar variedades industriais, proporcionando maior precisão em estudos científicos, auxiliando práticas agrícolas e contribuindo para projetos de conservação ambiental.

A tecnologia atende a diversos setores, como empresas de tecnologia em dados e análise, software agrícola e horticultura, biotecnologia, pesquisa científica, organizações de conservação ambiental e plataformas educacionais.

A invenção é fruto de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre o IB e a Shell e reforça o compromisso da Unicamp com a pesquisa aplicada.

 

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Instituto de Biologia (IB)

Inventores: Gonçalo Amarante Guimarães Pereira (Unicamp), Fábio Trigo Raya (Unicamp), Marcelo Falsarella Carazzolle (Unicamp), João Pedro Rodrigues Prado (Unicamp) e Thiago Ribas Bella (Unicamp)

Empresa licenciada: Shell Brasil Petróleo Ltda

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 15 – Vida Terrestre

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.