Programa de computador otimiza gestão de equipamentos no setor da saúde

Eder Trevisoli da Silva (CEB), Ana Cristina Bottura Eboli (CEB) e José Wilson Magalhães Bassani (FEEC) (esq. para a dir.)

Licenciamento não exclusivo de programa de computador 13705-3 (PC024_GETS)

Ter acesso facilitado ao histórico do ciclo de vida de cada equipamento utilizado na área da saúde é uma das facilidades oferecidas pelo Sistema de Gerenciamento de Tecnologia para Saúde, o GETS. Criado no Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp (CEB) e registrado em 2012, o programa de computador ajuda equipes de diversos tamanhos e perfis no gerenciamento de equipamentos odonto-médico-hospitalares com eficiência. A ferramenta permite registrar todas as ações de manutenção realizadas, além da aquisição de novos materiais e serviços.

Os dados corretamente armazenados sob a estrutura matemática e tecnológica viabilizam a extração de informações que direcionarão a tomada de decisões sobre as tecnologias. Em contrapartida, os dados inseridos no software fomentam um banco de dados central utilizado pela equipe do CEB em estudos que alimentam o desenvolvimento da engenharia clínica.

Em 2024, o GETS alcançou seis instituições de saúde, com suporte da Inova Unicamp, agregando à lista de mais de 170 unidades de saúde que utilizam o programa.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Centro de Engenharia Biomédica (CEB) e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Inventores: José Wilson Magalhães Bassani (Unicamp), Eder Trevisoli da Silva (Unicamp) e Ana Cristina Bottura Eboli (Unicamp)

Instituições licenciadas: Fundação Hemocentro de Brasília, Hospital Municipal de Diadema, Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, Prefeitura Municipal de Campinas, Rede Municipal Doutor Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.