Laboratório de Otimização e Combinatória (LOCo) apresenta linhas de pesquisa em visita no InovaLab, da Inova Unicamp

Fotografia feita em ambiente interno mostra um grupo de 14 pessoas posando sorridentes em frente a uma parede branca. Algumas delas estão sentadas na primeira fileira e outras estão em pé atrás, formando duas fileiras organizadas. O ambiente possui iluminação natural e paredes de alvenaria pintadas de branco. Fim da descrição.
Laboratório do IC Unicamp mostra pesquisas que unem matemática e computação para resolver problemas do mundo real

Texto e foto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp 

Imagine trabalhar em uma área estratégica da gestão pública e precisar planejar a evacuação de uma cidade em caso de emergência utilizando um ônibus. Resolver esse tipo de desafio faz parte das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Otimização e Combinatória (LOCo), do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC Unicamp).

Composto por onze docentes, o LOCo desenvolve estudos em diferentes frentes dentro da otimização e da combinatória, como teoria de jogos algorítmica, biologia computacional e bioinformática, geometria computacional, programação linear e inteira, teoria dos grafos, além de algoritmos on-line, de aproximação e aleatorizados, entre outros.

“O laboratório trabalha com problemas matemáticos que dão suporte à otimização. Aqui conseguimos propor soluções aplicáveis a diversas áreas, como industrial, logística, saúde, entre outras”, explicou o professor Rafael Schouery.

Segundo ele, os desafios de otimização estão em todo lugar: seja para reduzir custos, maximizar lucros ou usar melhor determinado recurso. “E como fazer isso? É justamente aí que entra a expertise do LOCo, capaz de criar algoritmos que auxiliam ou automatizam a tomada de decisão em diferentes contextos, unindo computação e matemática”, detalhou.

Fotografia feita em ambiente interno mostra um homem em pé gesticulando com as mãos enquanto fala. Ele veste camiseta preta com estampa colorida e óculos, e está posicionado à frente de uma mesa com computador e cadeira. Ao fundo, há uma parede de blocos pintada de branco. Fim da descrição.

Rafael Schouery, docente do IC Unicamp

Parcerias e pesquisas em andamento

Um dos principais desafios, destaca Schouery, é estabelecer parcerias com empresas e instituições para aproximar as pesquisas da prática vivida no mercado. Foi justamente com esse objetivo que, na última semana, a Agência de Inovação Inova Unicamp visitou o laboratório, no âmbito do programa InovaLab, para conhecer em profundidade as linhas de pesquisa desenvolvidas no local.

Durante a visita, alunos, pesquisadores e docentes puderam esclarecer dúvidas sobre propriedade intelectual, em especial o registro de programas de computador, enquanto a equipe da Inova mapeou potenciais conexões que poderão resultar em futuras parcerias.

A atividade integra a agenda do InovaLab, programa da Inova Unicamp que promove visitas a laboratórios da Universidade para identificar pesquisas em desenvolvimento e apoiar de maneira mais efetiva as demandas de inovação que podem ser atendidas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp.

O InovaLab tem como propósito aproximar o NIT dos laboratórios, unidades, centros e núcleos de pesquisa da Universidade, fomentando a inovação, identificando oportunidades de proteção e transferência de tecnologias e conectando a comunidade acadêmica com empresas interessadas em colaboração.

Quer levar o InovaLab para o seu laboratório?

Para ampliar esse movimento de aproximação, o InovaLab também pode chegar até outros laboratórios de pesquisa da Unicamp. O programa busca compreender as necessidades de docentes, pesquisadores e alunos em temas de inovação, levando os serviços da Inova Unicamp diretamente aos laboratórios. Interessados em receber a visita podem entrar em contato pelo e-mail invencoes@inova.unicamp.br

Sobre a Inova Unicamp 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), criada antes da Lei de Inovação, atua desde 2003 como o único NIT da Universidade, responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade. 

Também é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, pelo apoio na criação de empresas spin-offs acadêmicas, pelo mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Para saber mais sobre a Inova, acesse nosso site e assine nossa newsletter.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.