Ainda não se inscreveu no Desafio Unicamp? Conheça as etapas da iniciativa!

Competição oferece capacitação em modelagem de negócios e estimula a criação de startups

Texto: Carolina Octaviano

As inscrições para a 8ª edição do Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, vão até o próximo dia 25 de março. Com foco no estímulo à criação de novas startups, a competição é aberta a alunos e não alunos da Unicamp.

“Eu indico a competição tanto para quem quer empreender, quanto para quem tem interesse pelo assunto. É uma oportunidade única”, completa Júlio Manta, membro da equipe Cristalina, vencedora do Desafio Unicamp 2016.

Criada em 2011 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, além da formação de empreendedores capacitados para enfrentar os desafios de mercado, o Desafio busca levar as tecnologias inovadoras desenvolvidas na Unicamp ao mercado, beneficiando a sociedade.

Não fique de fora! Confira o passo-a-passo da competição

• Para participar, monte uma equipe de 3 a 5 pessoas, leia o regulamento e se inscreva pelo site inova.unicamp.br/desafio;
  • Escolha uma das tecnologias disponíveis na competição;
  • Início da etapa de capacitação dos empreendedores. Com a tecnologia selecionada, é hora de dar início à mentoria acadêmica;
  • Workshop Desafio Unicamp, ministrado por Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper: o objetivo é capacitar os participantes na metodologia de modelagem de negócios Lean Canvas;
  • Entrega online da primeira versão do Canvas;
  • Avaliação e seleção dos projetos para a próxima fase;
  • Voltado para os desafios mercadológicos da tecnologia, é hora de dar início à mentoria empresarial;
  • Coaching internacional para as equipes que conquistarem as melhores classificações na primeira fase;
  • Entrega online do 2º Canvas;
  • Após a avaliação, as 6 equipes finalistas são selecionadas;
  • As 6 melhores equipes passam por um treinamento de pitch
  • Final do Desafio. Após a apresentação dos pitches das equipes finalistas, a banca avaliadora selecionará o melhor modelo de negócios. A equipe vencedora será premiada com R$3mil para cada integrante, formação Green Belt pela FM2S e participação no programa de pré-aceleração da Baita Aceleradora.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp estão disponíveis aqui.

Sobre o Desafio Unicamp 2018

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo baseada em tecnologias da Unicamp. A iniciativa está na oitava edição e é organizada, anualmente, pela Inova Unicamp. São patrocinadores desta edição a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria, a Baita Aceleradora e a Cervejaria Ambev. A iniciativa conta com o apoio da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da Venture HUB, do Founder Institute, da Incamp e da Liga Empreendedora, da Anjos do Brasil, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, da Associação Campinas Startups e do CIESP Campinas.