Empresa-filha da Unicamp, Drone Control instala tecnologia de detecção de drones em unidade da Brink’s

A Drone Control, spin off brasileira que desenvolve sistemas de proteção contra drones não autorizados, acaba de ativar comercialmente o primeiro sistema civil de proteção contra drones hostis no país. A tecnologia está sendo operada na unidade de Campinas (SP) da empresa de segurança Brinks. Inédito na América Latina, o sistema é capaz de detectar, identificar e rastrear drones e pilotos não autorizados em um raio de até 7 km.

“O sistema gera alarmes e notificações via e-mail e SMS caso um drone invada o perímetro de segurança, identificando em tempo real sua trajetória e a exata localização do piloto”, explica Eduardo Neger, diretor de Engenharia da NEGER Telecom, empresa de base tecnológica que deu origem a spin off. “No caso da Brinck’s, o objetivo é garantir a proteção das operações de logística da empresa, tornando-a ainda mais segura. Ou seja, evita-se que drones possam sobrevoar a unidade da empresa para espionagem com fins criminosos.”

Segundo Neger, o grande diferencial deste sistema é a interface gráfica, que apresenta em tempo real em um mapa a localização do drone invasor e do piloto. “Com o endereço do piloto em mãos, é possível compartilhar a informação com as autoridades para as providências cabíveis”, acrescenta. Os dados podem ser acessados remotamente através de software na nuvem e o histórico de ocorrências é gravado no sistema. “Como existe a identificação individual do drone invasor, é possível utilizar os registros como evidência forense, além de reconhecer o retorno de um drone anteriormente identificado e permitir o livre trânsito de drones da própria empresa previamente cadastrados.”

Aplicações civis – Além das inovações técnicas, a Drone Control inovou também no modelo de negócio com o APaaS (Airspace Protection as a Service). Ou seja, criou-se um serviço inovador para proteção de espaço aéreo. “Os custos são bastante reduzidos, uma vez que o cliente pode contratar o serviço pelo exato tempo que demandar, seja por poucas horas no caso de um evento, semanas ou meses. Isso o torna acessível para empresas de segurança, eventos, condomínios, hotéis, aeroportos, mineradoras, presídios e até estádios de futebol”, completa Rogério Vale, gerente de operações da Drone Control.

Riscos aumentados – Segundo Vale, drones têm sido usados cada vez por criminosos para obter imagens de áreas de segurança, centros de distribuição, mineradoras, indústrias e condomínios. Com essas informações, eles obtêm dados de rotinas internas e infraestrutura, empregados posteriormente no planejamento de ações criminosas. Drones também vêm sendo usados para violar privacidade, contrabandear material ilegal em presídios, além de representar uma ameaça potencial a aeroportos e grandes eventos públicos.

“A solução Drone Control de detecção, identificação e rastreamento é a alternativa técnica mais adequada ao mercado civil, reunindo todos os requisitos técnicos e regulatórios para o combate das ameaças de drones hostis”, ressalta Vale. Ele lembra que a tecnologia de bloqueio e captura de drones, uma solução da NEGER Telecom homologada em 2016, tem aplicação restrita e só pode ser usada em presídios, conforme normas da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). “Neste caso, a Drone Control pode ser integrada facilmente ao sistema de bloqueio como contramedida”, conclui.

Sobre a Drone Control: Spin off da empresa NEGER Telecom, a Drone Control é dedicada à prestação de serviços contínuos de proteção do espaço aéreo contra drones não autorizados. A implantação comercial do sistema é resultado do programa de aceleração BrinksUp!, pelo qual a Drone Control recebeu mentoria de executivos da empresa de segurança Brink´s e experts de mercado, com o acompanhamento de gestores da Liga Ventures.

Sobre a NEGER Telecom: Empresa de base tecnológica sediada em Campinas (SP), a NEGER Telecom desenvolve soluções de engenharia de radiofrequência, como bloqueadores de celulares para presídios, sistemas de rastreamento por satélite para áreas remotas e detector de sinal de celular para coibir fraude eletrônica em concursos. Trata-se de uma empresa-filha da Unicamp, listada por dois anos consecutivos entre as “Empresas que Mais Crescem no Brasil” em sua categoria, segundo ranking 2016 e 2017 da Deloitte e da Revista Exame. Foi também listada no Anuário Telecom de 2017 entre as 100 maiores empresas de Telecom e as cinco mais rentáveis do país. Hoje, cerca de 80% do faturamento da empresa advém de produtos e serviços desenvolvidos nos últimos cinco anos.