Estudantes universitários lançam movimento: “Contrate uma empresa júnior”

Ofertando serviços que podem ser até 40% mais baratos do que um projeto feito no mercado sênior, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) lança esse mês a campanha “Contrate uma empresa júnior”, com o objetivo de aumentar o número de parcerias firmadas.

As empresas juniores são organizações formadas por alunos que buscam pôr em prática o que aprendem em sala de aula. Esses universitários contam ainda com a orientação de um professor da área durante a execução de serviços e consultorias. E, por serem organizações sem fins-lucrativos, oferecem serviços de qualidade a um baixo custo, tornando as consultorias acessíveis para micro e pequenas empresas.

Para encontrar a Empresa Júnior ideal para o projeto, interessados podem acessar a plataforma “Contrate uma EJ” (https://contrateumaempresajunior.com.br/), criada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). No site, é possível fazer pesquisas de acordo com a área de atuação, o tipo de serviço e até mesmo o estado e cidade.

Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o MEJ chegou em 1990, com a fundação da 3E e do GEPEA – que são as empresas juniores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Alimentos, respectivamente. E, desde 1993, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp vem trabalhando para Desenvolver, Unir e Representar as 20 empresas juniores da Unicamp, que contemplam 54 cursos de graduação, das mais diversas áreas do ensino.

Para se ter uma ideia do trabalho desenvolvido, em 2017, o MEJ Unicamp entregou cerca de 250 soluções e impactou mais de 100 micro e pequenas empresas (MPEs), que representam 99% das organizações brasileiras e geradoras de 54% dos empregos formais no país, segundo o SEBRAE. Neste ano, a meta do MEJ Unicamp é de entregar cerca de 400 soluções inovadoras para o mercado, um aumento significativo em comparação ao ano anterior.

De acordo com a organização do MEJ, o movimento vem transformando o Brasil há 30 anos, com a força de mais de 20 mil universitários.

No último dia 06 de abril, o MEJ comemorou os dois anos desde a aprovação da lei 13.267 que regulamenta entidades chamadas Empresas Juniores e aumenta a credibilidade de seu trabalho. Em comemoração a essa data, foi lançada em 2017 a plataforma de e-commerce, que promete trazer soluções acessíveis e de qualidade para os empreendedores do país.

As Empresas Juniores

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) chegou ao Brasil no ano de 1988. E, hoje, o país é o líder do segmento de empresas juniores, reunindo mais de 1000 entidades desse tipo espalhadas por mais de 25 estados. Para mais informações, visite o site: www.nucleounicamp.com.br