Equipe Closip é a grande vencedora do Inova Jovem 2018

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Janaína Fiuza

Já pensou num aplicativo que te mostra em qual loja física encontrar o produto desejado? Com este sistema, a Equipe Closip, do Colégio Integral de Campinas, foi a grande vencedora do Inova Jovem 2018, competição de empreendedorismo entre alunos do ensino médio e colégios técnicos de todo Brasil. A final foi realizada hoje, dia 24 de outubro, durante o InovaCampinas, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior de São Paulo.

“A ideia surgiu há cerca de um ano, quando eu e minha mãe percebemos que, muitas vezes, tínhamos que ir a várias lojas até encontrar um produto específico”, conta João Victor Kdouk, um dos membros da equipe. Kdouk conta que, embora sempre tivesse o desejo de empreender, o Inova Jovem foi um marco para o desenvolvimento do modelo de negócios utilizado na competição.

“Foi muito interessante esta experiência. Nós aprendemos e crescemos muito. Recomendo para todos a iniciativa”, completa Victor Laendle, também membro da Equipe. Os empreendedores contam que o objetivo é continuar com o projeto e implementá-lo de fato. “Queremos ainda fazer novos cursos em áreas do conhecimento que agreguem valor ao nosso negócio, como marketing e finanças”, completa Miguel Costacurta.

“Nesta edição, tivemos 102 equipes participantes. Com um grande número de projetos inscritos, vocês, finalistas, já podem se considerar vitoriosos”, aponta o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. “O Inova Jovem tem se mostrado, cada vez mais, um dos principais eventos realizados pela Agência. Isso é nítido quando observamos que, ano a ano, o número de participantes é maior”, corrobora.

Frateschi defende que a iniciativa é importante para que os jovens possam olhar para suas carreiras com um viés mais empreendedor, buscando desenvolver tecnologias de impacto para a sociedade. “Pensem que, além do emprego formal, é possível, a partir de uma boa ideia, desenvolver um modelo de negócios consiste e que traga, de fato, benefícios para a sociedade”, frisa.

Também chegaram à final as equipes Translator in Altum, Claviculário, Bate Coração, Eadem e Sweet Straw. As equipes são respectivamente, do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), do Senai Roberto Mange, Instituto Federal de São Paulo (Campinas), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e Sesi 403. Dentre os projetos finalistas, estão desde um sistema para medição de batimentos cardíacos até um canudo biodegradável e comestível.

Além da capacitação durante o Workshop de Inovação, os finalistas desta edição passaram por um treinamento de Pitch ministrado por Renato Rodrigues, empreendedor e fundador do Milênio Bus. Rodrigues já representou o Brasil em várias competições internacionais de empreendedorismo em países como Estados Unidos, Suíça, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Um dos destaques de sua carreira foi a conquista do primeiro lugar, entre os 600 projetos participantes, no HackBrasil, promovido pelas universidades de Harvard e MIT. “Fiquei impressionado com a qualidade dos projetos. Os participantes são criativos e abertos a resolverem problemas reais do dia-a-dia”, avalia Rodrigues.

Mais informações sobre o Inova Jovem 2018

O Programa Inova Jovem, criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é uma competição de empreendedorismo que busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. E, assim, difundir o empreendedorismo como opção de carreira para esses alunos, apoiando-os na transformação de suas ideias em negócios. Patrocinam a edição de 2018 a Embraer, a MATERA Systems e a FM2S Consultoria. São apoiadores do programa a Liga Empreendedora, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Rede Global do Empreendedorismo – Campinas, a Campinas Tech, a Associação Campinas Startups, o Founder Institute e a Venture Hub.

Para saber mais, acesse em:

www.inova.unicamp.br/inovajovem