Software gera gêmeos digitais que aprimoram a operação de redes ópticas

Darli Augusto de Arruda Mello (FEEC)

Cessão de programa de computador BR512023002102-4 (PC_268_TWINS)

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp desenvolveram um software para gerar gêmeos digitais de redes ópticas (Network Digital Twins – NDTs). Esses gêmeos digitais simulam o comportamento real das redes físicas, permitindo análises detalhadas no ambiente digital sem provocar perturbações ao usuário. A principal vantagem de um gêmeo digital em comparação a um simples simulador é produzir uma réplica virtual da rede que é frequentemente atualizada por telemetria da rede real.  O software transforma arquivos básicos de configuração e leituras de telemetria em modelos complexos, produzindo estimativas fidedignas de       comportamentos futuros da rede.

A tecnologia é útil tanto em cenários greenfield, que envolvem a criação de novas redes em áreas sem infraestrutura existente, quanto em cenários brownfield, voltados à expansão ou modernização de redes já existentes. Além disso, permite estimar a qualidade de transmissão com precisão, auxiliando no planejamento e provisionamento de novos serviços.

Fruto de um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) entre a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e a Padtec, o resultado obtido impulsiona avanços tecnológicos na área de redes ópticas.

 

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Padtec S/A

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Inventores: Darli Augusto de Arruda Mello (Unicamp), Christian Rodolfo Esteve Rothenberg (Unicamp), Dalton Soares Arantes (Unicamp), Kayol Soares Mayer (Unicamp) e Rossano Pablo Pinto (Unicamp)

Empresa licenciada: Padtec S/A

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.