Partícula biodegradável de óleo de tomilho no combate ao Aedes aegypti

Ana Silvia Prata (FEA)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102017026411-4 (1254_OVICIDA)

Uma partícula biodegradável preenchida com óleo essencial de tomilho encapsulado em amido apresenta propriedades larvicidas comprovadas contra o Aedes aegypti. A partícula é capaz de eliminar 100% das larvas do mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya em até 48 horas.

A encapsulação da partícula foi realizada pelo processo de extrusão termoplástica por não utilizar solventes químicos e ser um processo contínuo, rápido, com alto rendimento e escalonável. A partícula é desidratada e, em contato com a água – principalmente em vasos de plantas, pneus e garrafas -, incha, lixivia e permite a liberação do óleo, ocasionando a morte de todas as larvas em determinada concentração.

 

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

Inventores: Ana Silvia Prata (Unicamp), Marcio Schmiele (Unicamp), Juliana Dias Maia (Unicamp) e Johan Bernard Ubbink (California Polytechnic State University – Cal Poly).

Empresa licenciada: Zöld Brasil LTDA

 

Esta tecnologia responde problemas atrelados ao ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.