CONTATO

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp envolve um conjunto de áreas para instalações dedicadas a abrigar competências científicas e tecnológicas e laboratórios de inovação.

O Parque busca promover o desenvolvimento e facilitar a execução de projetos de pesquisa inovadores, financiados tanto por instituições públicas quanto privadas.

Email:  parquecientifico@inova.unicamp.br

Telefone: +55 (19) 3521-2613

Endereço para correspondência:
Agência de Inovação Inova Unicamp
Rua Roxo Moreira, 1831  - Cidade Universitária
13083-592 – Campinas – SP
Caixa Postal: 6131

OBJETIVOS

do Parque Científico e Tecnológico

INTERAÇÃO

Ampliar a interação da Universidade com demais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

INOVAÇÃO

Estimular, selecionar e acolher projetos inovadores de empresas em parcerias com pesquisadores da Unicamp.

TECNOLOGIA

Implementar ações que facilitem o desenvolvimento e a transferência de tecnologias e conhecimento.

FORMAÇÃO

Ampliar as oportunidades de formação dos alunos da Unicamp.

P&D

Consolidar estruturas qualificadas de apoio administrativo às atividades de P&D.

INCUBAÇÃO

Apoiar projetos pré-residentes e de incubação de novas empresas.

CONHEÇA O PARQUE

Instalações

Núcleo e Incubadora

Laboratório de Inovação em Biocombustíveis

imagem da planta do parque científico e tecnológico da unicamp

Novo Prédio

LOCALIZAÇÃO

A Unicamp está entre as 5 melhores universidades do Brasil e na 17ª posição das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. Atualmente, possui em torno de 40.000 alunos, mais de 1.700 professores e 7.800 funcionários que circulam por 22 unidades de ensino e pesquisa e 23 centros multidisciplinares, espalhados por 4 campi – Campinas, Limeira, Piracicaba e Paulínia. A densidade dos produtos científicos, muitos dos quais de aplicabilidade social imediata, colocaram a Unicamp no topo da lista dos principais geradores de patentes no país.

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, instalado no campus da cidade de Campinas, é administrado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Atualmente, possui 350mil m², sendo 100 mil m² de área urbanizada já disponível para construção de novos prédios, bem como a possibilidade de ocupação imediata de algumas áreas já construídas. São elegíveis empresas pré-incubadas e incubadas de base tecnológica e laboratórios de empresas com projetos de pesquisa colaborativa com a Unicamp. Para isso, a Inova Unicamp auxilia seus parceiros a identificarem especialistas adequados na universidade para trabalharem conjuntamente.

A Região Metropolitana de Campinas é formada por 20 municípios, sendo que Campinas, no Estado de São Paulo, é o principal deles. A região tem como base uma indústria de tecnologia de ponta, desenvolvida em pólos de pesquisa que se beneficiam dos centros universitários de excelência, como a Unicamp. A RMC constitui-se no terceiro maior parque industrial do país, atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na região encontra-se o Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior em transporte de cargas e o segundo maior em volume do país. A RMC também é constituída por uma rede urbana fortemente integrada pela facilidade de acesso.

Em destaque, Campinas concentra enorme quantidade de empresas e institutos de pesquisa vinculados à produção de alta tecnologia. A existência das instituições de ensino e pesquisa e de inúmeras escolas técnicas e a consequente disponibilidade de pessoal qualificado são fundamentais para a presença de grande número de empresas de alta tecnologia, que atuam principalmente nos setores de informática, microeletrônica, telecomunicações, eletrônica e química fina, além de um grande número de empresas de pequeno e médio porte fornecedoras de insumos, componentes e serviços.

HISTÓRICO

Como tudo começou
2008

Criação

  • Projeto de Criação e Implantação do Parque Científico e Tecnológico da UNICAMP (inicialmente denominado Pólo de Pesquisa e Inovação da Unicamp)  apresentado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo
  • Pré-credenciamento no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)
  • Decreto nº 53.826, de 16 de Dezembro de 2008, que institui incentivos no âmbito dos parques tecnológicos integrantes do SPTec
2009

Construção

  • Início das obras de infraestrutura, da construção do prédio do Núcleo e da Incubadora do Parque e do Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB)
2010

2011

  • Assinatura do 1º convênio com empresa parceria, a Cameron do Brasil.
2012

  • Aprovação do Projeto BNDES/FUNTEC com a Tecnometal e a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM/Unicamp)
  • Samsung estabelece primeira parceria no Parque
2013

Ampliação

  • Conclusão das obras de infraestrutura e do prédio do Núcleo e da Incubadora do Parque
  • Samsung amplia escopo dos projetos
  • Assinatura do convênio com a Lenovo
  • Aprovação de recursos para construção de prédio por meio de Edital da FINEP.
2014

  • Celebração do Convênio para entrada da INNOVA Energias Renováveis.
2015

  • Novos espaços da Samsung, IBM, Núcleo Softex Campinas e MC1 no Prédio do Núcleo do Parque
  • Decreto nº 61.747, de 23 Dezembro de 2015, que altera o Decreto 53.826/08, que trata do Programa de Incentivos no Âmbito dos Parques Tecnológicos
2016

  • Credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques (SPtec) - DOE de 23/01/2016
PRESENTE

INOVA no Facebook

Junte-se aos +2.000

INOVA no Twitter

Siga as novidades no

INOVA no Flickr

Descubra a INOVA

INOVA NO LINKEDIN

Acompanhe nossas
TOP