Unicamp descobre nova rota para produzir medicamento mais vendido no mundo

Pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Unicamp desenvolveram um meio mais eficiente para produzir a substância atorvastatina, princípio ativo do medicamento mais vendido no mundo, empregado para reduzir os níveis de colesterol. Com a descoberta, o Brasil abre perspectivas para produzir um genérico do medicamento, cujo nome comercial é Lipitor®, fabricado pelo laboratório Pfizer e cuja patente está expirando. A pesquisa foi coordenada pelo professor Luiz Carlos Dias, com a participação do pós-doutorando Adriano Siqueira Vieira, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MTC). Fonte: Portal da Unicamp.