Patentes atestam vocação da Unicamp na área do desenvolvimento sustentável

Pesquisa realizada pelo economista Rafael Kellermann Barbosa revelou que cerca de um quarto das patentes requeridas pela Unicamp está diretamente relacionado com tecnologias ambientalmente amigáveis, também chamadas de eco-inovação. Esse percentual equivale a 127 patentes de um banco de 501. De acordo com Barbosa, trata-se de uma evidente sinalização do potencial que a Universidade tem em contribuir com o desenvolvimento sustentável. Na visão do pesquisador, a maior contribuição do trabalho é a inauguração de uma linha de pesquisa ? ecotecnologia ? dentro do ambiente acadêmico, uma vez que no Brasil isso ainda é incipiente. ?Fiz algumas sugestões de classificações e cortes de análise que provavelmente serão melhorados e criticados, como tudo que é feito no ambiente acadêmico?, afirmou. A investigação resultou na dissertação de mestrado do economista, que foi orientado pelo professor Bastiaan Philip Reydon, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Fonte: Jornal da Unicamp.