Projeto finalista da Fecomercio 2014 tem enfoque em entregas inteligentes

Pensando na racionalidade dos projetos de logística, o estudante Renato Tadeu Rodrigues, funcionário da Agência de Inovação Inova Unicamp e aluno do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveu o Ecologística, uma iniciativa que reúne aspectos ambientais e econômicos. Trata-se de um sistema planejado de compras e de transporte: o consumidor, por meio de um site ou aplicativo de celular, escolhe os produtos que deseja adquirir em determinada loja. Um veículo do varejo então percorre rotas em dias e horários estabelecidos e entrega as mercadorias tanto na casa do consumidor como dos vizinhos que fizeram as compras na mesma loja. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia, como estudante.

Para desenvolver o projeto, Rodrigues partiu da seguinte simulação: a rede de varejo supermercadista é composta por 25 lojas, que diariamente recebe cada uma três mil clientes. Caso o Ecologística atenda 250 desses consumidores por dia, semanalmente terá atendido 1.500 famílias. O cronograma do projeto prevê as várias etapas de investimento e destaca a importância do marketing, afinal ele terá a missão de informar aos clientes.

As simulações alcançam um horizonte de cinco anos. Neste prazo, caso o Ecologística tenha alcançado um mil clientes, terá um retorno de R$ 189.498,00. O montante sobe para R$ 1.589.802,00 com a conquista de dois mil clientes. O projeto considera quatro formas de retorno financeiro: a economia com as sacolas plásticas que deixam de ser consumidas nas lojas; o ganho de novos clientes; a taxa de entrega a ser paga pelos consumidores; e os créditos de carbono que poderão ser negociados pela empresa.

Pelos cálculos de Rodrigues, deixarão de ser consumidos 10,2 milhões de sacolas plásticas em cinco anos, caso um mil clientes adotem o Ecologística. Para dois mil clientes, o volume de embalagens sobe para 19,8 milhões de unidades. “As compras online são uma tendência irreversível. Os varejistas precisam se organizar para estas entregas”, diz o estudante, que cursa o terceiro ano da graduação.

Ele conta que já houve demonstração de interesse de uma rede varejista do Reino Unido em conhecer o Ecologística. “O projeto mistura sustentabilidade e tecnologia da informação”, resume.

Fonte: Fecomércio