Ex-alunos da Unicamp inauguram primeira pista de karts elétricos da AL

Texto e fotos: Carolina Octaviano

O ex-aluno da Faculdade de Engenharia Elétrica e co-fundador da Ekion, empresa graduada da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Fellipe Garcia, junto com Caê Castelli e Guilherme Alves, ex-alunos da Faculdade de Engenharia Química, montaram a primeira pista de karts elétricos da América Latina. A KartFly, que está localizada no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, é uma spin-off – empresa de base tecnológica gerada a partir da experiência da Ekion na Incubadora – e leva ao mercado uma tecnologia inovadora no país.

O grupo conta que a empresa começou a ser moldada durante o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2012, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas pela Universidade. Nessa ocasião, o trio foi terceiro colocado e teve a oportunidade de trabalhar com uma tecnologia capaz de melhorar o desempenho de veículos elétricos. “A experiência no Desafio Unicamp foi fundamental para ganharmos experiência e começarmos a formatar a KartFly da maneira que ela é hoje”, afirma Castelli.

Para a pista de karts elétricos, que utiliza baterias de lítio, foi desenvolvido um sistema de gerenciamento de baterias e um sistema de rede sem fio que interliga os veículos, possibilitando que eles sejam controlados remotamente e diminuindo os riscos aos corredores. O modelo traz ainda vantagens em termos de sustentabilidade, já que há diminuição de ruídos e de emissão de gases pela combustão. “É uma tecnologia de ponta, uma inovação que permite grandes vantagens, já que não tem o barulho e a poluição por combustão. Antes, só existiam essas pistas nos Estados Unidos e na Europa”, comenta Garcia.

Como há baixa emissão de ruídos e não há emissão de poluentes, os empreendedores acreditam na expansão e instalação das pistas em locais urbanos de grande circulação de pessoas e até mesmo em locais fechados. Sobre as vantagens para os competidores, eles explicam que este tipo de veículo, quando comparado aos convencionais, são mais fáceis de dirigir, tem aceleração mais rápida e proporcionam maior diversão aos usuários, fazendo com que a habilidade de cada corredor se sobressaia e seja o principal diferencial nas corridas.

“Os motores elétricos apresentam bom torque em uma ampla faixa de rotação, fazendo com que sua aceleração seja mais forte e suave (sem trancos) do que um kart tradicional”, explica Alves. Na opinião do piloto profissional de kart Carlos Marcelino, o kart elétrico é uma tendência de mercado. “O kart elétrico apresenta uma séries de vantagens aos competidores, além de proporcionar maior prazer a quem dirige, e eu acredito que deve se expandir no mercado”, confirma.

“Uma vez que os motores dos karts são controlados por meio de um circuito eletrônico, abrem-se novas possibilidades de adequar o desempenho e as funções do produto às necessidades do mercado”, aponta Alves. Embora os custos operacionais sejam menores, o custo dos veículos elétricos ainda é maior do que os convencionais. Na visão dos empreendedores, este é um dos principais desafios. “Existe o desafio de reduzir os custos e também de melhorar as funcionalidades. Nós estamos investindo em funções inovadoras, de interatividade do kart com a pista e com outros karts”, finaliza Garcia.

Confira a reportagem sobre os testes com kart elétrico aqui.

O que: Primeira pista de karts elétricos da América Latina

Onde: Entrada das Pedras – Parque Dom Pedro Shopping – Rod. Dom Pedro I, km 137, Campinas.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta (14:00 às 22:00) / Sábado (10:00 às 22:00) e Domingo (12:00 às 20:00)

Quanto: Por corrida com duração de 15 minutos – R$70 por pessoa (para grupos com mais de 6 pessoas) e R$80 por pessoa (para grupos com menos de 6 pessoas)